Exposição

Câncer de mama e sensualidade: sem tabu

Outubro Rosa: Exposição #50TonsDeRosa, em estação do metrô, traz fotos de quatro pacientes em ensaio sensual

15 de outubro de 2018
No Metrô da Carioca, mostra fotográfica até dia 31 mostra quatro pacientes de câncer em ensaio sensual (Foto: Divulgação)

Compartilhe essa notícia em sua rede social:
Ensaio da premiada fotógrafa Nana Moraes mostra quatro mulheres que enfrentaram a doença (Foto: Divulgação)

De 18 a 31 de outubro, a Estação Carioca do MetrôRio entra no clima do Outubro Rosa. O público verá um ensaio sensual intimista de quatro mulheres que tiveram câncer de mama e, hoje, personificam a força e a sensualidade femininas.

As obras são da fotógrafa Nana Moraes, com pacientes de diferentes idades e fases do tratamento. A exposição #50TonsDeRosa busca conscientizar sobre a doença. É uma iniciativa da FQM, em parceria com a Fundação Laço Rosa.

O objetivo é trazer à tona os assuntos sexualidade e autoestima. Para a presidente da Fundação Laço Rosa, Marcelle Medeiros, “o tema é um enorme tabu para essas pacientes, que, na maioria das vezes, são submetidas a processos de mastectomia e perdem os cabelos”.

‘Pacientes podem ter vida sexual normal’

Esses fatores causam grande impacto na autoestima, e muitas não voltam aos relacionamentos íntimos. “O que pouca gente sabe é que essas pacientes podem sim ter uma vida sexual normal”, afirma Marcelle.

A mostra pode ser visitada de segunda a sexta, das 5h às 0h; sábados, domingos e feriados, das 7h às 23h. “Vamos chamar a atenção para a causa, fomentar as redes sociais com o assunto e falar sobre sexo em consultas com ginecologistas”, afirma a gerente de Grupo de Produto da FQM, Cinara Oliveira. 

Outubro é escolhido mundialmente como o mês para estimular a participação no controle do câncer de mama. O objetivo é  compartilhar informações, com conscientização e maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento.

VEJA TAMBÉM:

Metrô agora liberado para as bicicletas dobráveis

Biblioteca da Central já emprestou mais de 26 mil livros

Serviço:

Exposição de Fotos da Campanha #50TonsDeRosa

Estação Carioca do MetrôRio

Data: 18 a 31 de outubro de 2018

Horário: segunda a sexta, das 5h às 0h; sábados, domingos e feriados, das 7h às 23h

  • De 15 a 21 de outubro, das 13h às 22h, a mostra estará também na Casa de Cultura Laura Alvim (Av. Vieira Souto, 176 – Ipanema)

 

Compartilhe essa notícia em sua rede social: