Diário do Porto

Oskar Metsavaht explora Ipanema em nova exposição

Oskar Metsavaht

Oskar Metsavaht abre exposição até 3 de novembro, no Jardim Botânico (foto: reprodução do YouTube)

O designer Oskar Metsavaht traz um olhar atento sobre Ipanema na exposição “Neotropical – Fragmentos de Memória“. A mostra será apresentada no studio OM.art, o ateliê de artes plásticas dirigido por Oscar no Jardim Botânico, entre os dias 25 de setembro e 3 de novembro.

Formado em medicina e fundador da marca Osklen, Metsavaht é conhecido pela atuação como designer, ambientalista e artista visual. Em ‘Neotropical’, ele reuniu estudos e obras que exploram as paisagens e a vida urbana do bairro carioca. A exposição é composta por registros feitos pelo artista em filmes 16mm e fotografias coletadas ao longo de anos, nos quais ele capturou o movimento de Ipanema nas cores, formas e texturas.

Ipanema é a inspiração de Oskar Metsaht

Além disso, uma série de pinturas foram criadas exclusivamente para a mostra. As artes se destacam pelo contraste preto e branco, com pequenas intervenções de cor. Outro atrativo da exposição é a videoinstalação, em que Metsavaht sobrepõe imagens com o uso de diferentes projetores. Dessa forma, ele conta por meio do seu imaginário a história do cotidiano.

Relação íntima com Ipanema

Metsavaht retrata o bairro da Zona Sul com frequência nas obras que produz. Apresentou a série de fotos ‘Ipanema’ na Miami Art Basel, em 2011, e depois no Centro Cultural Recole, na Argentina, e na Quintenz Gallery, nos Estados Unidos. Em 2017, ampliou o trabalho original em uma nova mostra na Casa de Cultura Laura Alvim, no Rio.

A releitura de “Neotropical” explora mais uma vez a relação do artista com o território. Metsavaht se inspira na percepção do cotidiano dele no bairro, em momentos de lazer e trajetos pelas ruas de Ipanema.

Serviço

Mais informações em @_om.art_


LEIA TAMBÉM:

Jennifer Inacio é curadora de videoarte da ArtRio 2024

MAR promove atrações inclusivas, com entrada gratuita

Marina da Glória promove limpeza na Praia do Flamengo

Sair da versão mobile