Ônibus do consumidor atende no Largo da Carioca

Também esta semana prossegue o 1º Mutirão da Negociação de Dívidas de Consumidores, promovido pelo Codecon/Alerj.  Os consumidores que possuem dívidas com os bancos Bradesco, Itaú, Caixa, BMG e Santander podem procurar o mutirão, das 10h às 17h, na Rua da Alfândega, nº 8, no Centro do Rio

ônibus do consumidor

Esta semana, o ônibus de atendimento à população da Comissão de Defesa do Consumidor (Codecon) da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) estará no Largo da Carioca, Centro do Rio. Os interessados podem comparecer ao local das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira (6 a 10 de agosto).

As questões que não puderem ser resolvidas no mesmo dia serão enviadas para a sede da comissão, no Edifício Leonel de Moura Brizola, na Rua da Alfândega, 8, Centro da capital. Os consumidores podem, ainda, se dirigir ao térreo deste endereço, onde estão disponíveis guichês de atendimento à população.

O serviço funciona nos dias úteis, das 10h às 17h. Os interessados em entrar em contato com a comissão para tirar dúvidas ou fazer reclamações de serviços e produtos podem também utilizar o atendimento telefônico Disque Defesa do Consumidor (0800 282 7060).

Mutirão para negociação de dívidas de consumidores

Também continua esta semana o mutirão para negociação de dívidas de consumidores, promovido pelo Codecon/Alerj.  Os consumidores que possuem dívidas com os bancos Bradesco, Itaú, Caixa, BMG e Santander podem procurar o mutirão, que funciona das 10h às 17h na Rua da Alfândega, nº 8, no Centro do Rio. É importante que o titular da dívida leve o CPF, carteira de identidade e comprovante de residência.

O Além de funcionários treinados para fazer conciliações, representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e da Serasa Experian também estarão presentes para dar suporte. A “força-tarefa” pretende evitar o endividamento excessivo das pessoas e reduzir multas e juros, viabilizando a regularização das dívidas.

Na primeira semana de Mutirão, a comissão realizou pelo menos 550 acordos com as empresas de telefonia e com a Light. Na segunda etapa, será a vez das instituições financeiras, o que gera expectativa de uma procura ainda maior por parte dos consumidores. O atendimento será facilitado com a presença também de representantes da Serasa Experian, que darão orientações aos devedores.

“A procura foi muito grande na primeira semana e ficamos satisfeitos em saber que ajudamos as pessoas a equacionarem suas dívidas. O importante é evitar cobranças indevidas e o endividamento excessivo dos consumidores, contribuindo também para a educação financeira das famílias”, afirma o presidente da Codecon, deputado Luiz Martins (PDT).

O objetivo é resolver a maioria das divergências na hora para que o consumidor saia do local com um acordo fechado. Casos que não tenham solução imediata ou que envolvam empresas não participantes serão registrados para negociação posterior.

Fonte: Alerj

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