Saúde

Ônibus Castramóvel faz esterilização gratuita de animais

Prefeito inaugura ônibus Catramóvel para esterilizar cães e gatos em comunidades. Projeto chega dia 22 na Cadeg. É bom agendar para evitar aglomeração

9 de junho de 2020
Crivella lança o Castramóvel para esterilizar cães e gatos em comunidades (Foto Hudson Pontes/Prefeitura do Rio)

Compartilhe essa notícia:


O prefeito Marcelo Crivella inaugurou nesta segunda-feira 8 o Ônibus Castramóvel, uma unidade móvel de Saúde Médica Veterinária. Com um centro cirúrgico adaptado, ele será usado pela Subsecretaria de Bem-Estar Animal para fazer cirurgias de esterilização em cães e gatos em comunidades carentes. 

“Uma gatinha, se não for castrada, em pouco tempo pode ter vários filhotes, e fica difícil depois tratar deles”, exemplificou o prefeito. O Ônibus Castramóvel é um projeto do vereador Luiz Carlos Ramos Filho, autor da Lei 6351/2018, que institui a prestação de serviços de castração de animais em unidades móveis para facilitar o acesso a comunidades carentes.

Castramóvel na Cadeg dia 22

Cerca de 300 animais deve ser atendidos em cada região que o ônibus visitar. No próximo dia 22, o projeto estará na Cadeg, prestando serviços ao Morro do Tuiuti, em São Cristóvão. O agendamento das castrações será feito previamente pelo aplicativo ‘Bicho Rio – Subem’. 

“O Castramóvel terá corpo médico, medicamentos e insumos para os procedimentos. Oferecendo castração gratuitamente, nós estamos combatendo também o abandono”, disse o subsecretário de Bem-Estar Animal, Roberto de Paula.

Para agendar no Castramóvel

Para agendar os serviços no Castramóvel, o dono do bicho deve usar o aplicativo ‘Bicho Rio – Subem’, no Google Play ou Itunes. É necessário ter em mãos o CPF, endereço e telefone do dono e informar sobre as características do bicho. Serão atendidos, de graça, aproximadamente 40 animais por dia. 


LEIA TAMBÉM:

Coderte, Rodoviária do Rio e Setrans lançam “Embarque Consciente”

RJ legaliza uso e plantio de cannabis medicinal

Orla Rio prepara “Recomeço ” para carioca voltar à praia


O agendamento prévio evita aglomeração. Para isso, o sistema disponibiliza datas e endereços de circulação do Ônibus, possibilitando a marcação. “Apresentei esta proposta pensando nas pessoas que precisam castrar seus animais, mas que não têm condições financeiras. O Castramóvel vai chegar nas comunidades, onde é grande o número de animais pelas ruas”, afirmou o vereador.

Depois do Morro do Tuiuti, o Castramóvel irá para o Morro do Borel, Mangueira, Rocinha, Rio das Pedras, Cidade de Deus e Vila Kenedy, entre outras. 

A Prefeitura estima esterilizar mais de 3 mil animais com o Castramóvel, além do atendimento em 5 unidades de atendimento médico veterinário gratuito na cidade. Em 2019, foram feitas 21.067 esterilizações em cães e gatos.