Obra completa de Vinícius de Moraes à disposição na internet | Diário do Porto


Música

Obra completa de Vinícius de Moraes à disposição na internet

Acervo doado pela família de Vinícius de Moraes que estava disponível dede 1992 agora é digitalizado e pode ser acessado a partir de 27 de maio

23 de maio de 2021



Compartilhe essa notícia:


Faz mais de 40 anos que o mais carioca dos poetas nos deixou, mas sua obra está imortalizada e poderá ser conferida a partir de 27 de maio no Acervo Digital Vinicius de Moraes. No site criado para o projeto, será possível acessar os milhares de documentos originais do poetinha, agora digitalizados pela VM Cultural, com patrocínio do Ministério do Turismo e do Itaú.

Até o final da década de 89, o acervo pessoal de mais de 11 mil documentos, entre manuscritos e datiloscritos, totalizando mais de 34 mil imagens digitalizadas, era bem cuidado por suas irmãs Lygia e Laetitia de Moraes, na casa do poeta, na Gávea, bairro da Zona Sul carioca. O material foi doado pela família a partir do final da década de 80 ao Arquivo-Museu de Literatura Brasileira da Fundação Casa de Rui Barbosa, onde estava disponível desde 1992.

Com a digitalização, o objetivo é preservar a memória da cultura brasileira, incentivar a pesquisa e democratizar o acesso à obra do artista a um número ilimitado de pesquisadores, professores, escritores, músicos, artistas e do público em geral. O projeto foi idealizado por Julia Moraes, com coordenação técnica e design de Marcus Moraes, respectivamente neta e sobrinho-neto de Vinicius.

LEIA TAMBÉM

Cobertura fotográfica da pandemia é destaque no FotoRio

Casa França-Brasil celebra 200 anos com nova exposição

Orla carioca ganha exposição com imagens do Rio Antigo

Obra completa de 50 anos

Poeta, compositor, dramaturgo, jornalista e diplomata carioca, Vinicius de Moraes (1913-1980) tem uma trajetória múltipla que atravessa os mais diversos ambientes culturais e intelectuais – de Mãe Menininha do Gantois a Orson Welles, de Baden Powell a Pablo Neruda; passando por cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Ouro Preto, Montevidéu, Buenos Aires, Paris, Oxford e Los Angeles.

Detalhes sobre o processo de criação do poeta são revelados em anotações, correções, trechos refeitos ou cortados. O acervo está dividido em três grandes séries: Correspondências, Produção Intelectual e Documentos Diversos. São poemas, textos em prosa, letras de música, peças, roteiros, discursos, notas e cartas que revelam amplas trocas intelectuais ao longo de quase 50 anos.

Os documentos poderão ser consultados por meio de um sistema de buscas on-line. Revisado e atualizado, o inventário completo do acervo estará disponível gratuitamente para download em PDF, permitindo uma busca off-line também. Criados para o projeto, o podcast Caderno de Leituras Vinicius de Moraes e o mini-doc Acervo Digital Vinicius de Moraes também estarão disponíveis no site.

 

 


/