Diário do Porto

OAB-RJ cria comissão para fortalecer debate jurídico sobre inovação

Com a proposta de traduzir o cenário em conhecimento, nova comissão da OAB-RJ promoverá eventos e publicará estudos sobre o tema

Com a proposta de traduzir o cenário em conhecimento, nova comissão da OAB-RJ promoverá eventos e publicará estudos sobre o tema (Imagem gerada com inteligência artifícial)

A Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro (OABRJ) vai instaurar na próxima semana a Comissão de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Em evento marcado para o dia 02 de setembro, será realizada a palestra inaugural “Direito Concorrencial e Invenções Tecnológicas”, com Pedro Paulo Salles Cristofaro, presidente da Comissão de Direito da Concorrência da OABRJ, e Nicolo Zingales, professor e pesquisador da FGV Direito Rio

Presidida por Rodolfo Barreto, sócio do Licks Attorneys, e com vice-presidência de Alice Moreira Studart, da banca Salomão Advogados, a Comissão tem como objetivo promover um debate jurídico qualificado e equilibrado sobre temas relacionados às TIC. Para Rodolfo, o Rio de Janeiro já se consolidou como centro estratégico em disputas de alto impacto na área de inovações tecnológicas e a nova Comissão pretende traduzir esse protagonismo em conhecimento acessível e relevante para a sociedade. 

“O crescimento expressivo dos casos judiciais envolvendo tecnologias da informação e comunicação no Rio de Janeiro mostra que o nosso estado se tornou um local estratégico para a resolução de questões com ramificações no mundo todo. As principais empresas que atuam na área podem escolher onde vão resolver as suas disputas e muitas vezes escolhem o Rio. Isso é testamento da boa atuação dos operadores do direito daqui e a OABRJ merece ser um espaço para debater e disseminar conhecimento nessa matéria. A ideia é que tenhamos trocas qualificadas, balanceadas e com uma visão multidisciplinar”; afirma. 

Com caráter educativo e propositivo, a Comissão é voltada ao aperfeiçoamento do debate jurídico e técnico sobre a proteção de inovações no campo das TIC. Entre seus objetivos estão a promoção de eventos voltados à comunidade jurídica e à sociedade civil; a publicação de estudos e artigos sobre temas atuais; a criação de espaços para análise crítica e construtiva; e o estabelecimento de diálogo com instituições nacionais e internacionais para intercâmbio de boas práticas.


LEIA TAMBÉM:

Galeão tem novo controlador ao chegar ao 3º lugar no Brasil

Taquicardia Literária realiza roda de leitura aberta neste sábado

Porto do Rio foi o que mais cresceu no Brasil em 2025

Sair da versão mobile