Diário do Porto

O studio OM.art apresenta ‘ACQUA’, a mais recente mostra individual de Oskar Metsavaht

No movimento, ele se conecta com a fluidez da água e com as cores de pigmentos que se misturam a ela

No movimento, ele se conecta com a fluidez da água e com as cores de pigmentos que se misturam a ela (foto: Divulgação)

Nesta série, o artista se inspira na impermanência da água, um elemento que o fascina e desafia por sua fluidez. Em suas obras, elementos líquidos, vítreos e pigmentos se fundem no efêmero e revelam um gesto pictórico que é, ao mesmo tempo, intencional e entregue ao acaso. 

Com o uso de experimentos em seu ateliê, Oskar manipula os elementos em projeção e transpassamos para telas e vídeos, registrando o instante preciso em que a matéria se transforma. Para isso, Oskar utiliza pequenos objetos criados em vidro como pincéis trabalhados à mão para encontrar, ao acaso, estas formas geométricas. No movimento, ele se conecta com a fluidez da água e com as cores de pigmentos que se misturam a ela. 

A dimensão vítrea da água inspirou a ideia de trabalhar com o vidro, que mantém a transparência do elemento e tangibiliza o desafio de explorar como poderia para capturar a o movimento e suas nuances. Nas vídeo instalações, o artista amplia esse instante, projetando sobre superfícies líquidas ou translúcidas cenas em que o tempo parece suspenso, evocando estados meditativos e uma percepção expandida da realidade.

A mostra também propõe uma reflexão estética sobre o invisível: o que se dissolve, o que escapa à forma, o que só se revela no entre — entre cor e luz, entre o toque e o distanciamento, entre o que é visto e o que é sentido.

ACQUA é, assim, uma exposição-experiência. Um chamado à contemplação, à escuta e à presença. Um convite para se deixar levar — como a água — por caminhos não lineares, sensíveis e profundos.

SERVIÇO

acqua Oskar Metsavaht

studio OM.art | Rua Jardim Botânico, 997 – Rio de Janeiro

10 de setembro – 25 de outubro 2025

ABERTO AO PÚBLICO de terça a sexta-feira, das 11h às 18h; sábados, das 12h às 20h


LEIA TAMBÉM:

Ação pede mais segurança na Dutra para romeiros de Aparecida

Na Câmara dos Deputados, a República.org defende fim dos supersalários

Museu Vassouras vai expor tela de Tarsila do Amaral

Sair da versão mobile