Evento

O que rola todo 1° sábado do mês no Centro

Conheça as três principais agendas do “primeiro sábado do mês” no coração do Rio. A ideia está virando uma tradição na Lapa e no Porto

29 de janeiro de 2019
A Feira do Lavradio lota a Lapa no primeiro sábado de cada mês (Alexandre Macieira/Riotur)

Compartilhe essa notícia em sua rede social:

O coração do Rio de Janeiro fica mais agitado no primeiro fim de semana do mês. Já virou tradição. O DIÁRIO DO PORTO selecionou os três eventos mais badalados com essa pegada. O maior e mais agitado é a feira da Rua do Lavradio, na Lapa. Em um boteco grande do mesmo bairro acontece uma feira vegana. Dá para esticar de um programa para o outro. O terceiro é no Porto Maravilha, nos limites do Morro do Pinto: o Circuito Interno Bhering. Os três lugares vão bombar neste fim de semana. O primeiro sábado do mês a gente não esquece.

 


 

Feira do Lavradio

feira-do-lavradio---lapa---rio-de-janeiro---brasil---foto-alexandre-macieira--riotur
Feira do Lavradio leva milhares de pessoas a rua da Lapa no primeiro sábado de cada mês (Foto: Alexandre Macieira – Riotur)

Promovida pelo Polo Novo Rio Antigo há 22 anos, a Feira Rio Antigo ou Feira do Lavradio, como é mais conhecida, é um dos eventos gratuitos mais prestigiados da cidade. Promovida todo primeiro sábado do mês, chega a reunir até 30 mil visitantes.

O passeio é uma excelente opção para os apreciadores de arquitetura, da boa gastronomia e do turismo etílico. As lojas e restaurantes dos arredores também ficam abertos. No sábado 2, o ritmo de Carnaval vai invadir a rua.

A partir das 10h, as barraquinhas já tomarão conta da Rua do Lavradio com artesanato, obras de arte, antiguidades, vestuário, entre outros excelentes produtos apresentados por mais de 400 expositores.

Às 16h30, o grupo Coletivo Balangandãs entra em cena com um repertório superanimado, com interpretações em ritmo carnavalesco de clássicos do MPB e do samba. O show acontecerá no espaço montado em frente à Praça Emilinha Borba, que fica na esquina da Rua do Lavradio com Rua do Senado.

 


Feira vegana da Lapa

Feira vegana no boteco Las Vegans
A Feira Vegana da Lapa conta com diversos expositores de comida, bebidas, artesanato e cosméticos veganos (Foto: Divulgação)

O paraíso dos veganos e vegetarianos tem endereço: Rua Riachuelo 106, Lapa. É no boteco Las Vegans, todo primeiro sábado do mês, que acontece a Feira Vegana da Lapa, das 12h à 00h. A inusitada feira foi tão bem aceita pelos cariocas que já virou tradição.

Os expositores oferecem dezenas de opções de produtos cruelty free (termo que define produtos sem testes em animais), além de comidas e cervejas artesanais veganas, moda e artesanato sem nada de origem animal. Mas o evento não para por aí. Para os curiosos ou mais engajados, o boteco sempre promove bate-papos e palestras sobre veganismo.

Além disso, a feira de adoção de animais virou tradição no lugar. Os visitantes podem, inclusive, levar seus bichanos para para conhecer o estabelecimento, que é totalmente pet friendly.

 


Circuito Interno Bhering

Circuito Interno Bhering
A Fábrica Bhering abre as portas ao público todo 1° sábado do mês com diversas atrações

A cada primeiro sábado acontece o Circuito Interno na Fábrica Bhering, prédio de uma antiga fábrica construído nos anos 30. Os 10.000 metros quadrados do lugar são um convite para visitar ateliês, lojas e se deliciar com convidados gastronômicos no pátio.

Tudo é uma atração inspiradora, cheia de histórias, desde os corredores com antigas máquinas de chocolate até o famoso terraço com vista panorâmica da Zona Portuária. Além disso, a música no terraço é um convite irrecusável para curtir o pôr do sol no fim do dia. Neste sábado 2, o show fica por conta da Floor Polder, a partir das 18h.

A entrada é gratuita para crianças de até 10 anos e idosos acima de 65. Documentos devem ser apresentados. Além disso, moradores do bairro Santo Cristo também não pagam entrada mediante apresentação de comprovante de residência. Para os demais visitantes, o ingresso custa R$ 10 a inteira, e a meia, R$ 5.

Onde: Rua Orestes 28, Santo Cristo

 

Compartilhe essa notícia em sua rede social: