Novo Mundo recebe a maior certificação de sustentabilidade | Diário do Porto

Sustentabilidade

Novo Mundo recebe a maior certificação de sustentabilidade

Edifício Novo Mundo foi totalmente modernizado e recebeu o certificado LEED Platinum. De 1937, é um dos mais belos prédios art déco da cidade

3 de abril de 2021
O edifício Novo Mundo, no Castelo, ganhou certificação máxima do Green Building Council Brasil (foto: Divulgação)


Compartilhe essa notícia:


O edifício Novo Mundo, no Castelo, centro do Rio, acaba de receber o certificado LEED Platinum, o maior reconhecimento para uma construção sustentável concedido pelo Green Building Council Brasil (GBC). O prédio é um dos mais belos representantes cariocas do estilo art déco.

A certificação do Novo Mundo foi comemorada pela Prevhab Previdência Complementar, a atual proprietária, e pelos profissionais envolvidos na obra. Localizado na avenida Presidente Wilson e degradado por anos, o prédio construído em 1937 e tombado por sua arquitetura histórica, passou por um completo processo de retrofit.

Em 2011 a Prevhab, decidiu revitalizar o prédio, que estava ocupado por 22 locatários. A desocupação foi difícil, tal o apego dos locatários pelo edifício, localizado num ponto estratégico do centro carioca, próximo ao aeroporto Santos Dumont.

Rosana Corrêa, sócia da Casa do Futuro, contratada pela Prevhab para coordenar o retrofit do prédio, conta os principais desafios. “Além da desocupação, havia na parte técnica restrições relacionadas à modernização de um prédio tombado de 80 anos de idade. O tombamento impedia qualquer intervenção nas fachadas, por exemplo. Para trocar vidros e esquadrias, o IPHAN teve que ser consultado e, aprovar um vidro que tivesse a performance energética desejada enquanto atendia às exigências estéticas. Não foi fácil”, lembra Rosana.

Novo Mundo está entre 5% dos empreendimentos certificados

O Novo Mundo tem 16 andares e 12 mil m² de área construída. São 3 lojas, 2 sobrelojas e 2 escritórios por andar, sendo o do último um pavimento duplex, configuração definida após o retrofit, com vistas maravilhosas para a Baía de Guanabara e o Pão de Açúcar.

A Prevhab celebrou a conquista da certificação LEED Platinum, pois a expectativa era a obtenção da certificação LEED Gold, uma abaixo da alcançada. “Em meio a tantas más notícias, trata-se de uma grande conquista”, diz Mario Cardoso Santiago, diretor presidente da Prevhab.

O LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é uma ferramenta de certificação com reconhecimento internacional que busca incentivar e acelerar a adoção de práticas de construção sustentável. Os projetos que buscam esse certificado, são analisados em 7 categorias: Terrenos Sustentáveis, Eficiência Hídrica, Energia e Atmosfera, Materiais e Recursos, Qualidade do Ambiente Interno, Inovação e Prioridade Regional.

O nível da certificação – Certificado, Silver, Gold e Platinum – é definido conforme a quantidade de pontos adquiridos após a avaliação destes critérios. Para o nível Platinum, é necessário obter entre 80 e 110 pontos, sendo que dos mais de 100 mil empreendimentos certificados no mundo, apenas 5% são Platinum.

Segundo o GBC, a certificação do edifício Novo Mundo é exemplo de uma tendência crescente de construções sustentáveis no Brasil. A expectativa do GBC para este ano, apesar da epidemia do coronavírus, é de um aumento de 20% no número de certificações no Brasil, depois de um aumento de 28% em 2020.


LEIA TAMBÉM:

Firjan aponta que só setor do petróleo cresce no Rio

Voos internacionais no Centro do Rio podem enterrar o RIOGaleão

Docas quer usar Museu do Amanhã para pagar dívida