Novas antas chegam à Reserva Ecológica de Guapiaçu | Diário do Porto

Meio Ambiente

Novas antas chegam à Reserva Ecológica de Guapiaçu

Consideradas extintas no Rio há mais de 100 anos, três novas antas vindas da Bahia são reintroduzidas na Reserva Ecológica de Guapiaçu

20 de agosto de 2021


Antas voltaram a habitar região um século após sua extinção (divulgação/REGUA)


Compartilhe essa notícia:


A Reserva Ecológica de Guapiaçu (REGUA), em Cachoeiras de Macacu, recebeu nesta sexta-feira três novas antas que iniciarão o processo de aclimatação e soltura na floresta, como ocorreu no ano passado com a jovem Jasmim, nascida em cativeiro e que hoje vive livre no local. Você pode assistir ao vídeo da chegada dos três novos moradores, clicando aqui.

Os três animais também nasceram em cativeiro, em uma mesma família (pai, mãe e filha de dois anos), no Criadouro Conservacionista Fazenda Trijunção, na Bahia. Os animais chegaram de caminhão, em caixas de transporte individuais, numa viagem que durou dois dias. Seus nomes serão escolhidos pelas crianças das escolas da região.

A chegada de mais antas á REGUA está sendo possível graças à parceria do Refauna e do Projeto Guapiaçu, patrocinado pela Petrobras e pelo Governo Federal. O trabalho de reintrodução envolve uma temporada em área cercada na reserva para o período de aclimatação.

Antas na Reserva Ecológica de Guapiaçu
Antas foram soltas na Reserva Ecológica de Guapiaçu (Foto: divulgação/REGUA)

Espécie extinta no Rio

As antas foram extintas no Estado do Rio de Janeiro há mais de 100 anos devido à caça predatória e ao desmatamento e sua reintrodução na Reserva Ecológica de Guapiaçu teve início em 2018, com a reintrodução e soltura de três animais.

Ao todo, já foram devolvidos ao seu habitat natural 11 antas, com nascimento de dois filhotes, em 2020 e 2021. Apesar de quatro animais terem morrido, os remanescentes estão aclimatados e contam com o apoio, inclusive, dos moradores do entorno da reserva.


LEIA TAMBÉM:

Rio em Frente: Fecomércio RJ reúne prefeito e governador pelo futuro

Paulo Protásio cuidará de BiCentenário e Rio+30

Teatros Firjan inovam em espetáculos on-line para jovens e crianças