Nova obra viária no Porto é aberta ao tráfego | Diário do Porto


Mobilidade

Nova obra viária no Porto é aberta ao tráfego

Novo retorno irá facilitar mobilidade e tráfego na Região Portuária, além do acesso dos usuários ao Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO)

18 de novembro de 2021

Novo retorno vai desafogar trânsito na Região Portuária (divulgação)

Compartilhe essa notícia:


Foi entregue essa semana ao tráfego a agulha de retorno na avenida Rio de Janeiro, no Bairro do Caju. A nova via é importantíssima para a mobilidade urbana da Região Portuária, considerando que aquele ponto é de intenso movimento de veículos e pedestres por conta doInstituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO); das duas alças de subida da Ponte Rio Niterói; do Porto do Rio de Janeiro e por ser início e fim da Avenida Brasil. O novo retorno facilitará a mobilidade na região e, principalmente, o acesso dos milhares dos usuários do INTO diariamente.

As obras, projetos e toda estrutura viária da via foram custeadas pelos terminais portuários ICTSI Rio Brasil 1, MultiRio Operações Portuárias, Multe-a Rio Terminal de Veículos, Triunfo Logística e Sindicato dos Operadores Portuários do Estado do Rio de Janeiro (Sindoperj). Essa parceria público-privada teve aprovação da Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto – CDURP, da Coordenadoria de Gestão de Projetos (CGP), da Secretaria Municipal de Conservação (Seconserva) e da Companhia de Engenharia de Tráfego do RJ (CET-Rio). Apoiaram este projeto a Logística Brasil – Associação Brasileira dos Usuários dos Portos, de Transportes e da Logística e a

Vista área da nova obra viária do Porto Maravilha. A marcação em vermelho mostra o retorno na avenida Rio de Janeiro (reprodução/Google Earth)

Para que se tenha uma ideia do ganho de tempo, antes da abertura do retorno quem saia do Porto para acessar o Túnel Marcelo Alencar em direção ao Centro ou Zona Sul, levava, em média, 25 minutos, chegando a quase uma hora no horário de pico da Avenida Brasil. Quem saia do Porto com destino a Niterói, demorava mais ainda. Agora, esse mesmo trajeto pode ser feito em cinco minutos, desafogando ainda mais a Avenida Brasil num dos seus pontos de tráfego mais pesado.


LEIA TAMBÉM:

MAR recebe comitiva real da Nigéria

Oito em cada dez empresários confiantes com economia

Rio tem 14 cidades prontas para internet 5G


Retorno tem melhor sinalização viária do Rio

Como o novo retorno tem limitação de altura (3,30m) por conta da estrutura do viaduto que dá acesso à Ponte Rio Niterói, é proibido o tráfego de caminhões e ônibus por ele. A via, além de possuir a melhor sinalização da Cidade, conta com sensores e luzes de aviso de excesso de altura, bem como um pórtico sacrifício extremamente resistente, cuja função é evitar o choque de qualquer veículo, incompatível em termos de altura, com a estrutura do viaduto.

Para acessar o novo retorno pela avenida Rio de Janeiro, na via paralela ao muro do Porto do Rio, é só fazer o retorno à esquerda (cerca de 200 metros após o Portão nº 24) e acessar a outra pista da avenida Rio de Janeiro, sentido zona oeste, para entrar logo à esquerda novamente no Largo Engenheiro Leonel Trota e acessar a Avenida Brasil no sentido Centro.