No Pier Mauá, transatlânticos trazem 10 mil para a virada | Diário do Porto

Turismo

No Pier Mauá, transatlânticos trazem 10 mil para a virada

Navios estrangeiros chegam dia 30 e, no último dia do ano, vão do Pier Mauá para Copacabana fazer parte da paisagem de réveillon mais famosa do mundo

26 de dezembro de 2019
O transatlântico italiano Costa Pacífica, com quase 4 mil pessoas


Compartilhe essa notícia:


O réveillon no Pier Mauá começa em 30 de dezembro. A partir das 8h de segunda-feira começam a chegar os turistas dos três transatlânticos que ficarão ancorados no Porto Maravilha. Na noite de terça, os navios partem para dar o ar de sua graça e sofisticação ao espetáculo da virada em Copacabana.

Os transatlânticos que verão os fogos com o colar de edifícios iluminados ao fundo são o MSC Musica, o Costa Pacífica e o Azamara Pursuit. O fluxo no Píer Mauá no último dia de 2019 deve chegar a 10 mil pessoas, contando embarque e desembarque, injetando pelo menos R$ 3 milhões na economia do município.

Padrões internacionais

Os turistas são recepcionados no terminal de cruzeiros, localizado nos armazéns 4 e 5 do Pier Mauá. O embarque é feito no Armazém 4, onde ficam os balcões de check-in, lojas, lanchonete, serviços de câmbio, telefonia, internet, posto médico, farmácia, quiosque de informações turísticas e de serviços como táxis pré-pagos. A movimentação de bagagens é no Armazém 5. Ambos, climatizados, operam nos padrões internacionais de segurança.

O MSC Musica, transatlântico
O MSC Musica também vai ancorar no Pier Mauá

O Pier Mauá recebe na atual temporada o maior número de transatlânticos internacionais dos últimos 20 anos. De outubro de 2019 a abril de 2020, serão 112 atracações, 37 navios, sendo 27 internacionais e 10 nacionais. Oito deles estão vindo ao Rio de Janeiro pela primeira vez.

Na temporada anterior, o Pier Mauá recebeu 100 atracações, com a média de 380 mil turistas, entre passageiros e tripulantes. Para essa temporada houve aumento de 12 atracações, o número de navios aumentou em 10, e a previsão de turistas no embarque, desembarque e trânsito passou de 380 mil para 425 mil. São 12% a mais do que no ano passado. O número de navios internacionais também aumentou, passando de 19 para 27.

A cotação do dólar ajuda

Para Alexandre Gomes, gerente de Operações do Pier Mauá, fica claro que o turista internacional recomeça a olhar com atenção para o Rio, e a cotação do dólar é muito benéfica. “Só esta temporada trará R$ 500 milhões para a economia do Rio”, diz.

O acesso também ficou mais fácil. Quem chega ou sai do terminal conta com estação de VLT em frente (Parada dos Navios) e estacionamento 24 horas perto do terminal, entre a Avenida Barão de Tefé e a Rua Souza e Silva, com acesso de pedestre no Boulevard Olímpico.


LEIA TAMBÉM:

Denise Lima, do Píer Mauá: “Não vamos deixar o VLT parar”

Nova Sala VIP na Rodoviária do Rio atrai passageiros

As 50 boas novas de 2019 para o Porto Maravilha