No mês do aniversário, Rio ganha Circuito Gastronômico | Diário do Porto


Gastronomia

No mês do aniversário, Rio ganha Circuito Gastronômico

No mês em que completa 457 anos cidade ganha o “Circuito Delícias do Rio”. Duzentos estabelecimentos vão servir pratos que celebram a carioquice

28 de fevereiro de 2022

Filé Oswaldo Aranha do Novotel do Santo Cristo é um dos 200 pratos participantes do novo Circuito das Delícias do Rio (reprodução/internet)

Compartilhe essa notícia:


No mês em que completa 457 anos de idade, a Prefeitura do Rio, por meio da Riotur, vai celebrar a gastronomia carioca. Bares e restaurantes foram convidados a criar um prato, sobremesa ou petisco inspirado na cidade que ganhou de presente um novo roteiro gastronômico oficial: Circuito Delícias do Rio.

Os pratos estarão nos cardápios dos 200 estabelecimentos durante todo o mês de março. A ideia é que essa iniciativa entre para a agenda oficial da cidade. São endereços entre quiosques da orla, restaurantes de hotéis e bares e restaurantes dos 23 polos gastronômicos participantes da ação, como o de Santa Teresa, Baixo Gávea, Botafogo, Largo de Benfica e Região Portuária.

A iniciativa conta com a participação e parceria da Coordenadoria Executiva de Diálogos Setoriais (CEDI-Segovi); da OrlaRio, concessionária dos quiosques da orla; da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), do Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SindRio) e do Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município do Rio (HotéisRio).

Circuito das Delícias do Rio terá 200 pratos que irão celebrar a carioquice gastronômica (divulgação/Riotur)

Há pratos para diferentes gostos e bolsos: o mais barato, por R$ 5, é a unidade do bolinho de bacalhau do bar Nova Esperança, no Centro, enquanto o mais caro é a paleta de cordeiro do rodízio da Churrascaria Palace, em Copacabana, por R$ 189.

Os participantes estão espalhados pelos quatro cantos da cidade. O Porto tem quatro bravos representantes: Casa Porto com a moela à milanesa com molho especial da casa; Pequeno Museu Carioca, sanduíche Buraco Quente; Tapioca e Crepe da Julia, com crepes com diversos sabores e recheios e o Novotel no Santo Cristo, com o clássico Filé Oswaldo Aranha.

“ A Cidade do Rio além de ser maravilhosa é deliciosa! A gastronomia da cidade merece destaque e atenção. Temos opções variadas, celebradas, magníficas! São experiências que situam o Rio num roteiro gastronômico tal qual grandes cidades espalhadas ao redor do mundo. E é isso que queremos, dizer para o carioca e para os turistas que temos a oferecer um paladar de primazia. E, no mês de aniversário da cidade, a gastronomia é uma âncora para o turismo”, celebra a presidente da Riotur, Daniela Maia.

Confira aqui a lista completa dos participantes do Circuito das Delícias do Rio.


LEIA TAMBÉM:

Relatos de um “Carnaval sem Carnaval”

Rio Oil & Gás 2022 no Porto tem 320 expositores confirmados

Bloco BrinCantar é atração do Carnaval no AquaRio


/