No Dia do Consumidor, Sebrae Rio dá dicas para empreendedores | Diário do Porto


Artigo

No Dia do Consumidor, Sebrae Rio dá dicas para empreendedores

Na Semana do Consumidor, Sebrae Rio orienta empreendedores sobre como entender as necessidades do cliente para potencializar vendas e lucros

14 de março de 2022

Sebrae RIo mostra como conquistar a fidelidade do cliente (Larissa Cargnin/Fecomércio RJ)

Compartilhe essa notícia:


Hoje é o Dia do Consumidor. A data é celebrada desde que o Código do Consumidor entrou em vigor nos anos 90. A partir daí, as empresas passaram a criar ações para estimular o consumo. Dentro dessa proposta é mais uma data que os pequenos negócios podem aproveitar para fidelizar clientes e aumentar o faturamento da empresa.

Segundo a analista do Sebrae Rio, Poliana Valente, os pequenos negócios precisam estar antenados para não frustrar o cliente. “Apesar de ser uma data pouco explorada pelos empreendedores, ela possui o potencial de ser aproveitada para aumentar a clientela e as vendas, desde que se pense em estratégias benéficas para o pequeno negócio como promover experiências, bonificações e promoções, além de possibilitar agregar algum produto ou serviço oferecido pelo empreendedor”.

Veja dicas do Sebrae Rio para a construção de uma estratégia eficiente para fidelização do seu consumidor

Entenda o consumidor e sua jornada

Engana-se quem imagina que somente as grandes marcas e empresas varejistas têm condições e capacidade de investir em ferramentas para descobrir tendências de mercado a partir do que pensa o consumidor. Não é tão difícil saber o que o público deseja, haja vista que vivemos em uma sociedade cada vez mais conectada pelas redes sociais e plataformas digitais.

Como é essa história de conhecer o cliente?

Esse é um fator-chave para o sucesso do negócio. Já ficou muito distante o tempo em que o empresário de sucesso depositava toda sua confiança apenas na qualidade do seu produto, a ponto de acreditar que ele “se vende sozinho”.

Nesse sentido, portanto, o relacionamento entre a empresa e o consumidor – incluindo o empreendedor e seus colaboradores – é importante para seu negócio se manter vivo e prosperando, principalmente em um mundo em que a tecnologia, ao mesmo tempo que facilita o empreendedorismo, potencializa a criação e a mudança de estratégias, da noite para o dia.

Seja criativo para vender

Além de estar bem-informado sobre o cenário de seu negócio, o empreendedor deve ter sensibilidade para fazer mudanças nas horas necessárias e seguir estratégias recomendáveis para melhorar o fluxo de caixa. Uma das formas de despertar a atenção do consumidor é por meio de premiações e ofertas. Cada vez mais, empresas recompensam seus clientes com cashback, ou devolução de uma parte do valor desembolsado pelo cliente. Isso incentiva novos negócios e fideliza a clientela. Existem sites e aplicativos especializados nisso e que permitem realizar parcerias.

Outra forma de o empreendedor aumentar as vendas é fazer contas e verificar a possibilidade de oferecer alguns dos produtos com descontos nos preços. Pesquisa recente, divulgada em fevereiro de 2022 pela Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj), confirma: os consumidores estão trocando produtos por marcas mais baratas; 31,5% pesquisam antes de comprar; e a maioria prefere sair às compras nos dias das promoções. Que tal, então, aproveitar para fazer girar mais rápido aquela parte parada do seu estoque durante a Semana do Consumidor?

Atendimento ainda é tudo

É importante aprender sempre e usar o conhecimento para crescer mais a cada dia, não esquecendo do planejamento para o aumento das vendas. Mas tudo isso não é suficiente se a linha de frente não estiver afiada, ou seja, se o atendimento for deficiente. Imagine-se como cliente de outra empresa, quantas vezes, em sua jornada para adquirir um produto ou serviço, você já procurou um canal digital da empresa, mas não o encontrou? Tentou ligar para um telefone que ninguém atende? Por fim, mandou um e-mail cujo retorno levou vários dias para receber (isso quando não ficou sem resposta)? Você voltaria a procurar essa empresa para novos negócios?

Portanto, empresário, é hora de conferir estoques, treinar funcionários e lançar mão de estratégias – digitais principalmente – para aproveitar ao máximo as oportunidades de vendas da Semana do Consumidor. Mas atenção, é necessário treinar sua equipe para lidar também com o público no comércio virtual, para evitar que seu cliente fique “falando com as paredes”.


LEIA TAMBÉM:

ODS3: pela Saúde, a ciência escreve certo em linhas tortas

Palácio Tiradentes recebe exposição sobre Imperatriz Teresa Cristina

As herdeiras das mulheres e bruxas

 

 


/