No CCBB Rio, artistas franceses reinterpretam clássicos do cinema | Diário do Porto


Arte

No CCBB Rio, artistas franceses reinterpretam clássicos do cinema

Programação gratuita no CCBB Rio apresenta dois concertos inspirados em filmes clássicos e oficinas audiovisuais para crianças e adultos

18 de maio de 2022

Jérôme Lopez e Xavier Garcia apresentando concerto que será exibido no CCBB Rio (Foto: Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


A Aliança Francesa, em pareceria com o Centro Cultural Banco do Brasil RJ, traz ao Rio artistas franceses da ARFI (em português, Associação para Pesquisa de um Folclore Imaginário). O grupo fará duas apresentações gratuitas e oficinas de música para adultos e crianças. O programa será realizado no CCBB Rio neste fim de semana. 

O evento conta com a presença dos músicos franceses Jérôme Lopez e Xavier Garcia, que exibirão dois filmes clássicos do cinema mundial. Trata-se de “Metrópolis”, de Fritz Lang, e “Steamboat Bill Jr.”, de Charles Reisner e Buster Keaton. A grande novidade trazida pelos artistas franceses é a remixagem das músicas destes filmes, dando um ar ainda mais contemporâneo às duas obras consagradas.

O primeiro será exibido no sábado, dia 21, às 18h, no Cinema 1 do CCBB, já o segundo será no domingo, dia 22, às 17h. Os ingressos podem ser emitidos gratuitamente no site da Eventim ou na bilheteria física a partir das 9h do dia de cada evento.


LEIA TAMBÉM

Musical Céu Estrelado leva a realidade do interior ao CCBB

Ceciliano quer derrubar lei federal que prejudica o Rio

Largo do Boticário é revitalizado por empresa da França


O filme de Lang conta a história de um mundo imaginário, onde a sociedade está dividida entre a cidade subterrânea, lugar de escravos, e a cidade paradisíaca, composta pela elite. Enquanto isso, a obra de Reisner e Keaton traz a história do jovem William, que depois de se juntar ao pai, um capitão de barco à vapor, não se sente confortável nessa dura realidade. Para piorar a situação, Will se apaixona pela filha do principal concorrente de seu pai.

Além das novas trilhas para os filmes, Xavier Garcia e Jérôme Lopez farão oficinas artísticas para todos os públicos, todas também gratuitas.

Oficinas ministradas no CCBB Rio

“Criação de Som em torno do filme-concerto”, acontece no sábado (21), às 10h:30 e tem duração de 3 horas

“Vidéo Malette”, acontece no domingo (22), às 13h e também tem duração de 3 horas

Inscreva-se aqui!

 


/