No AquaRio, tudo "Sobre homens e tubarões" | Diário do Porto


Literatura

No AquaRio, tudo “Sobre homens e tubarões”

Tarde de autógrafos do livro “Tudo sobre homens e tubarões” será neste sábado 27. Gabriel Ganme mergulhou com os bichos em vários países para defendê-los

24 de abril de 2019

Sobre homens e tubarões: autor em diversos países (divulgação)

Compartilhe essa notícia:


O levantamento é da União Internacional para Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN): 17 espécies de tubarões já foram extintas, e 58 estão “criticamente ameaçadas”. Este quadro dramático levou o médico Gabriel Ganme a entrar na briga e, de quebra, realizar um sonho de vida que resultou no livro “Sobre homens e tubarões”.

O autor viajou por vários países para mergulhar ao lado dos tubarões e capturar a relação entre eles e a biodiversidade marinha. O encantamento com as espécies, o respeito e a amizade com os animais está nas páginas de “Sobre homens e tubarões”, da editora Labrador, que Ganme vai autografar no AquaRio neste sábado, 27 de abril.

O prefácio do livro é do biólogo marinho Marcelo Szpilman, diretor-presidente do AquaRio. “O AquaRio realiza um importante trabalho de conscientização dos visitantes sobre a pesca predatória de tubarões, que estão desaparecendo dos oceanos. O lançamento deste livro vai ao encontro de tudo de acreditamos: é necessário a sociedade se mobilizar para conservá-los”, diz Marcelo Szpilman.

 


VEJA TAMBÉM:

Fique ligado no outlet do Veste Rio: descontaços

A programação da Flist 2019: Santa Teresa em festa

Plásticos: ameaça ambiental ou solução sustentável?


 

O livro desmistifica a alcunha “assassino dos mares” e mostra que é possível interagir com tubarões de forma pacífica. O que esses animais precisam, como muitos outros, é de proteção, e não de ser vistos como perigosos. “Mergulho com tubarões há mais de 30 anos e percebo o quanto eles sofrem com a pesca desenfreada que tem dizimado as espécies. É preciso ajudar, levar uma mensagem ao mundo que eles precisam ser preservados e tirar esta imagem ruim que os cerca”, afirma Gabriel.

A tarde de autógrafos de “Sobre homens e tubarões” será no lobby do AquaRio, das 11h às 14h. Quem comprar o livro, por R$ 89,90, ganha um ingresso para visita ao circuito do aquário.

Sobre o autor

Gabriel Ganme é médico, especialista em Medicina Esportiva e Responsável pelo Ambulatório de Mergulho e Esportes de Aventura da Escola Paulista de Medicina. Instrutor de Mergulho desde 1987, mergulha com tubarões pelo planeta, ajudando a divulgar sua preservação.


/