Niterói tem crescimento no turismo de negócios | Diário do Porto


Turismo

Niterói tem crescimento no turismo de negócios

Com atrações variadas, Niterói vem garantindo a ocupação de hotéis com o turismo de negócios. Prefeitura fará calendário de eventos até 2024

7 de março de 2021

Museu de Arte Contemporânea (MAC), obra de Oscar Niemeyer, é uma das atrações de Niterói (Foto: Prefeitura de Niterói / Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


Niterói se consolidou como um dos principais municípios receptores de turistas no Estado. Segundo a Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), a rede hoteleira da cidade teve taxa de ocupação de 80% em fevereiro. O nicho de mercado que alavanca o setor é o turismo de negócios, voltado para profissionais que buscam eventos e empresas da cidade.

“Apesar da pandemia, a rede hoteleira consegue se manter pelo turismo de negócios. Anteriormente, a alta ocupação ocorria durante o réveillon e carnaval, prejudicados pela Covid-19” analisa o presidente da Neltur, Paulo Novaes.

Alguns exemplos da alta ocupação ocorreram no Tower Hotel, no bairro de Icaraí, que na primeira quinzena do mês de fevereiro ficou com 100%, e o Hotel H, no Ingá, que atingiu taxa de ocupação de 90%.

O turismo de negócios também exerce um papel significativo no Matiz Niterói Design Hotel, em Icaraí. “Estamos com 87% de ocupação, e quase tudo isso corresponde ao turismo de negócios , disse a gerente de vendas Rafaela Cabral.

Reconhecimento Internacional

Niterói vem se consolidando para outras modalidades de turismo, como científico, náutico e gastronômico. Segundo a Neltur, a confiança dos turistas se dá pelo desempenho do município no combate à pandemia. Em outubro, Niterói ganhou reconhecimento internacional por atuação no combate à Covid-19.

A avaliação foi feita pelo Smart City Expo LATAM, programa das Nações Unidas, que levou em conta a liderança e o empenho das autoridades públicas na América Latina. Niterói foi a única cidade brasileira a receber o reconhecimento.


LEIA TAMBÉM

Casa França-Brasil celebra 200 anos com nova exposição

Alerj cria Disque Maria da Penha para o RJ

Cidades inteligentes estarão prontas para novo normal


Niterói e seus atrativos

Para alavancar o turismo na cidade, a Neltur está desenvolvendo um calendário de eventos oficiais para o período entre 2022 e 2024. O objetivo é divulgar atividades, festas e competições esportivas, atraindo visitantes.

O mais procurado equipamento turístico da cidade é o Museu de Arte Contemporânea (MAC), que recebe mensalmente cerca de 30 mil pessoas, entre visitantes e turistas. O segundo é a Fortaleza de Santa Cruz, com cerca de 15 mil pessoas por mês, e o terceiro mais frequentado é o Parque da Cidade, que recebe cerca de 10 mil visitantes

“A cidade tem ótimos atrativos e belezas naturais, pontos históricos e arquitetônicos. Quando superarmos esta crise, com a maioria da população já vacinada, vai atrair ainda mais turistas. O Mercado Municipal, por exemplo, está em fase final e vai ser um grande atrativo” avalia Novaes.