Cerca de seis mil estudantes se inscreveram para participar do Programa de Estágio da Nissan, que oferece 120 vagas na sede da empresa, no Rio de Janeiro e no Complexo Industrial de Resende, além de postos também em São Paulo e São José dos Pinhais (PR). Os estágios significaram o primeiro contato de muitos profissionais com a empresa e um dos exemplos é de Tiago Castro, atual diretor sênior de Marketing e Vendas na operação do Brasil.
Tiago, quando ainda era estudante de engenharia mecânica, nos Estados Unidos, enviou uma carta para o setor de Recursos Humanos da Nissan local falando de seu desejo de trabalhar na empresa. A carta, em 2002, resultou em um estágio inicial de cinco meses e em uma contratação profissional no ano seguinte.
A partir daí, ele começou uma trajetória que o levaria a trabalhar no Japão, sede mundial da Nissan, retornar aos Estados Unidos, sempre em cargos diferentes, até que veio para o Brasil pela primeira vez em 2011 e participou de momentos importantes, como o planejamento para o Complexo Industrial de Resende. Em 2014, retornou aos Estados Unidos, para vários desafios, incluindo a área de veículos elétricos, até que no ano passado voltou ao Brasil para assumir seu cargo atual.
Os casos de Tiago e de outros profissionais da empresa são mostrados pela Nissan brasileira como exemplos inspiradores. A companhia tem o diagnóstico de que, após os impactos da pandemia de Covid-19, o mercado para estágios está crescendo novamente no Brasil. Isso é o que mostra o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), para o qual houve um aumento de 8,3% entre janeiro e julho de 2021 na contratação de estagiários no país, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Nissan está aprimorando programa de estágios
A montadora, ao completar 21 anos no Brasil, diz que está aprimorando seus projetos direcionados a novos talentos. O Programa de Estágio da Nissan tem como objetivo formar novos profissionais, por meio de experiências, desafios e amadurecimento no ambiente corporativo.
Tiago Castro é um entusiasta do modelo. “Sempre tive o compromisso de ser um empreendedor dentro da empresa, de pensar diferente para contribuir com novas ideias e soluções para a companhia. E a Nissan me deu essa oportunidade e espaço para inovar e crescer. Na companhia, participei de projetos importantes que viraram grandes marcos na história da Nissan tanto nos Estados Unidos, no Japão e no Brasil”, afirma o diretor.