A Nissan, que tem sede no Porto Maravilha, está participando de projeto para alugar carros elétricos, em um sistema de compartilhamentos semelhante aos do serviço Bike Itaú. Por ele, será possível desbloquear carros em estações pela cidade, com o uso do celular. A devolução poderá ser feita no mesmo local ou em outras estações que tenham carregamento elétrico.
Por enquanto o projeto está em fase piloto entre colaboradores do banco Itaú, com expectativa de ser ampliado e contar com mais veículos e estações disponíveis a partir do segundo semestre de 2021. Para isso será usado o Nissan LEAF, carro 100% elétrico, que tem cerca de 500 mil unidades vendidas no mundo.
Tiago Castro, diretor sênior de Vendas e Marketing da Nissan do Brasil, diz que a iniciativa servirá para que os brasileiros possam conhecer melhor os carros elétricos. “Esta parceria é mais um passo de nosso projeto de eletrificação no Brasil. Começamos em 2012 com um projeto piloto com uma frota experimental de táxis no Rio e em São Paulo até evoluirmos para o início da comercialização da nova geração do Nissan LEAF em 2019. Como a melhor maneira de entender e desmistificar mitos do carro elétrico é usando ele no dia a dia, buscamos sempre oportunidades para permitir que mais brasileiros experimentem o nosso Nissan LEAF”, explica Tiago Castro.
Nissan LEAF já é alugado por locadora de carros
A Nissan vem desenvolvendo parcerias no Brasil para o estudo, a viabilidade e a criação de tecnologias e infraestrutura com foco na mobilidade elétrica. Em novembro de 2020, a empresa e a locadora Movida fecharam uma parceria para disponibilizar o Nissan LEAF para o aluguel tanto para clientes pessoa física quanto jurídica, desde o aluguel eventual até o de longo prazo.
A atual geração do Nissan LEAF, a segunda do modelo, é comercializada no Brasil desde 2019. O carro usa baterias de íon-lítio de 40 kWh, com potência equivalente a 149 cavalos e emissão zero. Segundo a empresa, a redução de custos de recarga/abastecimento pode chegar a 75%, ao se rodar com um Nissan LEAF, em comparação com um automóvel de tamanho similar e motor a combustão.