Nissan apoia inovação de estudantes do sul fluminense | Diário do Porto


Inovação

Nissan apoia inovação de estudantes do sul fluminense

Instituto Nissan teve 513 inscritos, um recorde no Inova-San. Estudantes do CEFET, UERJ e UFF receberão bolsas de estudos e mentoria para startups

21 de janeiro de 2022

Nissan apoia inovações de estudantes e os leva a conhecer a fábrica de Resende (foto: Nissan / Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


A Nissan anunciou os vencedores da terceira edição do Inova-San, programa que seleciona projetos de universitários e de estudantes do ensino técnico do sul do Estado do Rio. Os estudantes ganham o apoio e mentoria para o desenvolvimento de suas ideias, ao mesmo tempo em que conhecem o Complexo Industrial da Nissan, em Resende.

O Inova-San é realizado pelo Instituto Nissan, em parceria com a comunidade local de inovação Rio Sul Valley. Os vencedores foram anunciados em uma cerimônia virtual que encerrou o ciclo desta edição, que contou com 513 inscritos, número recorde.

Os projetos que foram reconhecidos como os melhores de cada categoria são:

Meio Ambiente – O vencedor foi projeto Inoculum, de um grupo de alunos do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET) de Angra dos Reis. Os estudantes criaram um processo que transforma as fezes suínas em pó, mantendo todas as características para a produção de biogás.

Mobilidade Inteligente – Estudantes da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) foram os campeões com o projeto Mobion, que tem como finalidade desenvolver um controlador para o carregamento inteligente de baterias de carros.

Mulheres e Inovação – Alunas da Universidade Federal Fluminense (UFF) conquistaram o primeiro lugar com o projeto Diverse, que se apoia nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU – Educação de Qualidade, Igualdade de Gênero e Redução das Desigualdades. O projeto propõe a criação de um programa para inserção de profissionais femininas no mercado.

Essa última categoria, Mulheres e Inovação, foi uma novidade desta edição, e, segundo os organizadores “trouxe para o programa o compromisso da Nissan e do Instituto com a diversidade, equidade e inclusão”.

Nissan premia com bolsas de estudos e mentoria

Os vencedores foram escolhidos após cinco meses de análises. Neste período, os participantes do Inova-san passaram pelas etapas Sparking, com conteúdo e atividades virtuais que buscaram contribuir para o desenvolvimento dos projetos e a multiplicação das ideias; Feeding, fase em que os projetos foram selecionados para receber mentoria especializada de acordo com o tema desenvolvido; Ideathon, com maratonas simultâneas de geração de ideias, em parceria com universidades do sul fluminense, para que os projetos pudessem ser aprimorados em conjunto com profissionais diversos; e Demoday, a final, quando os nove melhores projetos foram apresentados para uma banca de jurados, e foram anunciados os três vencedores – um de cada categoria.

Os integrantes das três equipes vencedoras receberão como prêmio bolsa de estudo com foco em empreendedorismo e criação de startups; curso de extensão definida com base na formação de cada aluno, e mentoria técnica para a implementação do projeto.


LEIA TAMBÉM:

Baía de Guanabara se tornou “cemitério” de embarcações

Movimento para fortalecer o Galeão já incomoda paulistas

Cury inaugura estande de novo residencial no Porto