Cultura e Lazer

Marinha abre navio de 359 milhões ao público

No próximo dia 13 é celebrado o Dia do Marinheiro e a ideia é usar este importante dia para aproximar a sociedade carioca da Marinha do Brasil

11 de dezembro de 2018
Foto aérea da chegada-do PHM Atlântico ao Rio de Janeiro (Divulgação)

Compartilhe essa notícia em sua rede social:
Foto aérea da chegada-do PHM Atlântico ao Rio de Janeiro (Divulgação)
Foto aérea da chegada do PHM Atlântico ao Rio de Janeiro (Divulgação)

Está aberto para visitação pública no Píer Mauá o Navio Porta-Helicóptero da Marinha (PHM) Atlântico. Ele foi incorporado à Marinha em junho, e o público poderá conhecê-lo de perto só até esta quinta-feira (13), de 14h às 18h.

No próximo dia 13 é celebrado o Dia do Marinheiro. Por isso, ideia é usar a data para aproximar mais a sociedade da Marinha do Brasil. O dia foi escolhido em homenagem ao patrono da Arma, Joaquim Marques Lisboa, o Almirante Tamandaré – ou Marquês de Tamandaré -, nascido em 13 de dezembro de 1807.

Navio leva até 800 fuzileiros

O Ministério da Defesa comprou o navio da marinha britânica por £84 milhões de libras (ou R$ 359,5 milhões). Ele substitui o aposentado NAe São Paulo (A12). A capacidade de operação é de sete aeronaves no convoo e 12 no hangar. O PHM ‘Atlântico’ pode transportar e oferecer apoio para ações de até 800 fuzileiros navais. Tem quatro lanchas de desembarque em distância até 200 milhas da costa (cerca de 321 quilômetros).

Com alta capacidade de suporte hospitalar, o PHM pode ser usado em missões humanitárias. Nesse sentido, tem condições de auxiliar vítimas de desastres naturais, evacuar pessoal e fazer operações de manutenção de paz. Em missões estratégicas logísticas, transporta militares, munições e equipamentos.

 

VEJA TAMBÉM:

Novo navio da Marinha será usado em missões de guerra e paz

Rio treina agentes da Guarda Municipal contra desordem no mar

Praça Mauá ainda melhor: União cede edifício A Noite para o TRF-2

 

ilha-fiscal-ao-entardecer
Ilha Fiscal ao entardecer: um ótimo passeio (Foto A. Filho)

Para a visita ao navio, alguns cuidados são recomendáveis, especialmente para as mulheres. Itens como salto alto, sapatos escorregadios, vestidos e saias podem causar algum incômodo no sobe e desce de escadas estreitas. O ideal é o uso de tênis.

Outra dica é aproveitar o passeio e o astral para esticar uma caminhada pela Orla Conde em direção à Praça XV. No meio do caminho estão outras atrações militares, como o Espaço Cultural da Marinha e a Ilha Fiscal. Informe-se antes sobre as condições do tempo e de disponibilidade. Veja mais sobre as atrações turísticas da região no Guia Maravilha

Serviço:

Visitação Pública ao PHM Atlântico
Dias: 11, 12 e 13 de dezembro
Local: Armazém 1 – Píer Mauá
Horário: 14h às 18h.
Entrada: Gratuita

Fonte: https://www.naval.com.br

Compartilhe essa notícia em sua rede social: