Natal no CCBB terá três fins de semana de arte e encanto

Criatividade é a marca dos espetáculos que vão agitar o Natal no CCBB a partir do próximo sábado, 8, até o dia 23. Confira a programação

Contação de Histórias, Joaquim de Paula (fotos de divulgação)
Contação de Histórias, Joaquim de Paula (fotos de divulgação)

A partir do próximo fim de semana, o espírito natalino baixa em espetáculos criativos do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). A abertura da programação do “Natal Brasileiro” será no sábado, dia 8, com aventuras de cantoria, sanfona e rabeca. É a peça “Uma árvore para o Natal”, que narra a saga de um grupo de pastores a caminho de Belém para comemorar o nascimento de Jesus. É para criança nenhuma botar defeito no Natal no CCBB.

A contação de histórias começa nos dias 8 e 9 (sábado e domingo) na sala 26, no 4o andar, às 18 horas. Tudo lúdico, com bonecos, adereços e jogos interativos. Até 23 de dezembro, além de contações de histórias, haverá apresentação do Coral do Centro de Música Jim Capaldi e da peça “Noite Feliz”, da Cia Pequod.

Em “Uma árvore para o Natal”, o contador de histórias Joaquim de Paula relata em 50 minutos a peregrinação dos pastores para homenagear o bebê Jesus. Eles se perdem no caminho. Quando chegam à gruta em Belém, constroem uma torre em formato de árvore e depositam as oferendas.

LEIA MAIS:

Guia Maravilha apresenta o CCBB

Mais de 175 mil já viram Basquiat no CCBB. E você?

5 dicas pra montar o Natal com itens do Saara

Ilana Pogrebinschi
Ilana Pogrebinschi

Nos dias 15 e 16, às 18 horas, na mesma sala, Ilana Pogrebinschi apresenta “Contos de Paz”, histórias de fraternidade entre os humanos, a natureza e a esperança de um mundo melhor. A contadora utiliza bonecos e música e transforma o público em personagem da história no último conto. Canções natalinas serão tocadas em violão e flauta transversa.

O coral Centro de Música Jim Capaldi, de crianças e adolescentes de comunidades, apresentará canções natalinas populares na rotunda do CCBB, às 14h dos dias 22 e 23 (sábado e domingo). São integrantes do projeto social da Fundação São Martinho. Foi o grupo que emocionou o Maracanã no show do Roger Waters, fazendo coro em “Another brick in the wall”, sucesso do Pink Floyd.

O musical de bonecos “Noite Feliz” será apresentada pela Cia Pequod às 16h dos dias 22 e 23 (sábado e domingo), no Teatro I. Músicos e cantores interpretam canções criadas para o espetáculo. Ele narra os fatos desde o casamento de Maria e José até a fuga para o Egito, sempre com graça e leveza. O humor é o elo entre as referências culturais da época e alguns aspectos atuais de cultura pop.

O Pastoril no Natal Brasileiro

Cia do Solo no CCBB
Cia do Solo

Já a Cia do Solo apresenta dias 22 e 23 (sábado e domingo), às 18h, duas histórias. São elas: “Pastoril Brincantes” e “A menina da Caixa de Fósforos”. A primeira narra o nascimento de Jesus inspirada no pastoril, folguedo popular de origem portuguesa e bastante difundido no Nordeste brasileiro. Usa violão, cavaquinho, acordeon e percussões diversas, enquanto dois contadores lançam mão de palavras, cantos e imagens em nanquim da ilustradora Fran Junqueira.

A segunda história apresenta o conto de Hans Christian Andersen sobre uma menina que tenta vender fósforos na noite de Natal, mas só recebe desprezo e indiferença. Até que decide usar o calor da imaginação para conseguir tudo o que deseja. A encenação tem 50 minutos e ocorrerá no 4º andar, sala 26.

Serviço

Evento: “Natal Brasileiro”

Período: De 08 a 23 de dezembro – sábados e domingos

08, 09, 15, 16, 22 e 23/12 (sábados e domingos)
Contação de histórias: Em Cantos e Contos de Natal – Sala 26 – 4º andar – 18h

22 e 23/12 (sábado e domingo)
Coral Centro de Música Jim Capaldi – Rotunda – 2º andar – 14h

Espetáculo “Noite Feliz” (Cia Pequod) – Teatro I – térreo – 16h

Local: CCBB Rio de Janeiro (Rua Primeiro de Março, 66 – Centro)

Ingresso: Entrada franca – distribuição de senhas 1 hora antes na bilheteria do CCBB

Classificação indicativa: Livre

Informações: http://culturabancodobrasil.com.br/portal/natal-brasileiro/

Todas as Notícias