'Mystérios e novidades' leva São Jorge à Praça da Harmonia | Diário do Porto


Teatro

‘Mystérios e novidades’ leva São Jorge à Praça da Harmonia

A Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades apresenta sábado o espetáculo teatral Saga de Jorge na Praça da Harmonia, após cortejo

20 de abril de 2022

Espetáculo Saga de Jorge, da companhia Mystérios e Novidades, será na Praça da Harmonia (Diego de Deus)

Compartilhe essa notícia:


Com músicas inéditas de Zeca Baleiro, Lelena Anhaia, Ligia Veiga e Emerson Boy, a Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades apresenta neste sábado, 23 de abril, às 12h, o espetáculo teatral Saga de Jorge. Vai ser na Praça da Harmonia, e vai ter até cortejo saindo antes do espetáculo, às 11h, da Praça Mauá.

Como uma trupe de saltimbancos, os atores e músicos circenses populares, com figurinos e bailando com estandartes nas mãos, ressaltam as raízes indígenas e africanas em coreografias de pernas de pau e música ao vivo.

O espetáculo teatral é baseado na versão alagoana da Folia de Reis – “O Guerreiro” – contando em forma de folguedo, semelhante aos reisados, com seus dançadores e cantores multicoloridos, a história de São Jorge contra os dragões da maldade e do caos.

A celebração reconstitui a figura mítica que se preservou nas mais diferentes culturas. Os textos de Ligia Veiga e Bado Todão são cantados e narrados. Eles seguem a métrica cordel dos poetas populares.

Prêmio Flávio Rangel

Com músicas de autores consagrados, o espetáculo utiliza técnicas do teatro de rua, técnicas circenses, com pernas de pau, e danças populares para contar sua história.  Os figurinos e adereços são de Luciana Buarque e Milton Biazi.

No Brasil, São Jorge é apresentado como mártir da igreja católica e como orixá da corrente do candomblé e umbanda. O espetáculo Saga de Jorge foi montado com o Prêmio Flávio Rangel, da Secretaria do Estado de São Paulo, em 1995, e desde então faz sua trajetória por importantes festivais na Europa e América Latina.

Com a palavra, Ligia Veiga

Sob a tônica do imaginário cultural das matrizes milenares e raízes brasileiras, o teatro é nossa trincheira, nosso veículo para estar e fazer mundo ao inaugurar conexões improváveis. Ele abre espaços para nos deslocar de uma vida simplesmente funcional, abre para o imaginário e o simbólico.

Somos uma companhia que trabalha há 40 anos com práticas cruzadas como as da tradição e do contemporâneo; do rito e do mito; do sagrado e do profano; da memória e dos sonhos; da invenção de si e do mundo, em busca de um teatro potencial marcado pela diversidade e multiplicidade de tudo aquilo de que somos feitos.

Afirmando o Teatro de Rua como importante veículo de intervenção urbana e transformação, a Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades está dedicada à pesquisa e à criação de um teatro praticado nas ruas, praças e espaços alternativos.

 

SERVIÇO:

Dia 23 de abril, sábado

Cortejo e apresentação do espetáculo Saga de Jorge com a Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades. Textos de Ligia Veiga e Bado Todão. Direção Ligia Veiga.

Cortejo: Concentração às 10h30, saindo da Praça Mauá às 11h, pela Rua Sacadura Cabral, até a Praça da Harmonia.

Apresentação do espetáculo: Praça da Harmonia, na Gamboa, às 12h

Duração: 2 horas e 30 minutos (Cortejo + espetáculo)

Classificação: Livre

Mais informações: site ciademysterios.com ou no instagram @ciademysterios

 


VEJA TAMBÉM:

Exposição no CCBB RJ põe “Brasil no centro do mapa”

Tudo sobre os 4 dias da CasaBloco no Clube Monte Líbano

Criptomoeda distribui croissants no Rio e em NY


/