Museu Virtual estreia mapa interativo sobre a história do Rio | Diário do Porto


Museus

Museu Virtual estreia mapa interativo sobre a história do Rio

Com o objetivo de enriquecer e valorizar a história do Rio, o Museu Virtual conta com quatro galerias diferentes e mapas participativos. Confira os detalhes

26 de maio de 2022

Rio antigo, tema central das galerias e mapas presentes no Museu Virtual (Foto: Arquivo Nacional)

Compartilhe essa notícia:


O Museu Virtual Rio Memórias lançou um mapa interativo com cerca de 60 pontos turísticos do Rio de Janeiro. A nova exposição virtual revela detalhes emblemáticos da história e cultura da cidade de forma interativa em quatro galerias: Rio na Independência, Rio Literário, Rio Cultural e Rio Religioso.  

O museu já ultrapassou a marca de 100 mil visitantes, desde sua inauguração em 2019. Ele tem como missão resgatar, valorizar e provocar uma reflexão sobre o passado, promovendo assim, uma mudança de atitude diante do patrimônio material e imaterial da cidade.

Museu Virtual Rio Memórias
Real Gabinete Português de Leitura (Foto: Rio Memórias)

LEIA TAMBÉM

Rio+30 já conta com 180 ONGs parceiras de todo o mundo

Fórum na Mesa: Sebrae Rio capacita micro empresários

Foca 2022: Prefeitura dará R$ 32 milhões a projetos culturais


A galeria Rio na Independência mostra a importância da cidade no processo de libertação do Brasil como colônia portuguesa. Já a Rio Literário exalta e passeia pela memória literária carioca, inventada por seus cronistas e escritores. A Rio Religioso busca retratar a mistura de religiões presentes no Rio de Janeiro, por meio dos templos e  igrejas presentes na cidade, enquanto a Rio Cultural faz o mesmo, mas evidenciando a arte carioca, por meio dos seus diversos museus e centros culturais.

Detalhes do Mapa Interativo Rio Memórias

Pensado para auxiliar a população carioca e turistas a conhecerem melhor os pontos históricos importantes da cidade, o mapa pode ser utilizado de duas formas diferentes. Na primeira, o usuário pode criar um roteiro antes de sair de casa com os locais que achou mais interessante para visitar. Já na segunda, é possível ir passeando pela cidade e consultar o mapa quando se deparar com algum ponto relevante da cidade. Para saber as informações mais interessante sobre o local, basta acessá-lo pelo smartphone e clicar no ícone relativo ao que se deseja saber sobre o lugar. 

O mapa tem integração com o Google Maps, o que facilita a chegada do usuário até o ponto de interesse, oferecendo uma visão do local por meio do Street View. Assim, ao passar por algum dos 60 lugares relevantes registrados no site do Rio Memórias, como a Central do Brasil, o Cassino da Urca ou o Palácio Monroe, todas as informações ficam automaticamente disponíveis não só em textos, mas também em áudios, fotos e vídeos.


/