Museu Marítimo do Brasil realiza 1º seminário | Diário do Porto


Museus

Museu Marítimo do Brasil realiza 1º seminário

Debates virtuais serão realizados até quinta-feira. É o primeiro evento do futuro Museu Marítimo do Brasil, que será inaugurado até 2026

23 de novembro de 2021

Vista aérea do projeto do futuro Museu Marítimo da Marinha na Praça XV (divulgação/Museu Marítimo do Brasil)

Compartilhe essa notícia:


Até a próxima quinta-feira, o futuro Museu Marítimo do Brasil (MMdB) apresenta o “Seminário Internacional Museus Marítimos: Rotas Contemporâneas”, evento promovido pelo Departamento Cultural do Abrigo do Marinheiro (DCAMN), em parceria com a Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM). Com transmissão online, o evento será veiculado no canal do Youtube da Associação do Abrigo do Marinheiro. A audiência poderá fazer perguntas ao final das últimas palestras de cada dia.

No seminário, que será exibido sempre das 10h às 12h, profissionais de diversos países ligados ao campo museológico participarão de debates com temáticas voltadas para a consciência marítima e a apresentação do MMdB, que será construído e inaugurado na Região Portuária Rio de Janeiro até 2026. O Diretor do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha,Vice-Almirante José Carlos Mathias, e o curador do MMB, Evandro Salles, são os porta-vozes deste futuro ponto de encontro, cultura e lazer na Cidade Maravilhosa.


LEIA TAMBÉM:

Cia. Docas inaugura novo acesso ao Porto

Rio de Janeiro lança Conferência Rio2030

Relatório da CPI dos Royalties é aprovado pela Alerj


Nesta quarta-feira, o painel “Curadorias e Públicos” terá mediação de Evandro Salles, com. Às 10h, a Diretora de Coleções e Engajamento de Público do Royal Museums Greenwich (Londres, Inglaterra), Gail Symington, discutirá a visão estratégica do museu, tendo em vista os segmentos de arte, história e ciência. Já o curador do Museu Marítimo da Dinamarca (M/S Museet for Søfart, da cidade de Elsinore), Thorbjørn Thaarup, debaterá sobre a reinvenção da arquitetura museológica. Por fim, o Diretor do Galata Museo del Mare (Gênova, Itália), Pierangelo Campodonico, discorrerá sobre interatividade e tecnologia em museus.

Na quinta-feira, último dia do evento, a mediação das conversas sobre “Coleções e Exposições” caberá ao ex-Diretor do Museu Histórico Nacional, o professor doutor Paulo Knauss. Sob este contexto, o Chefe de Coleções e Pesquisa do Museu Marítimo Nacionalda Holanda (Het Scheepvaartmuseum; Amsterdã, Holanda), Jeroen van der Vliet, debaterá sobre o tema “Mares que Conectam Mundos: a coleção e suas dinâmicas”. Na sequência, “Portugal e os Mares: a formação e os sentidos da coleção de embarcações” será o assunto da palestra do Diretor do Museu de Marinha (Lisboa, Portugal), Comodoro José Favinha. Para fechar as conversas, a Diretora Executiva do Museu Marítimo Åland (Stiftelsen Ålands Sjöfartsmuseum, em Mariehamn, Finlândia), Hanna Hagar, falará sobre o museu, o mar a cidade e os processos de engajamento de comunidades locais.

O novo museu do Centro do Rio

O Museu Marítimo do Brasil será erguido no Espaço Cultural da Marinha na Praça Mauá e fará parte do patrimônio histórico, natural e urbano do Centro.

O evento poderá ser acompanhado por meio deste link aqui: https://www.youtube.com/c/ASSOCIACAOABRIGODOMARINHEIRO/about