O Museu do Amanhã é finalista, pela terceira vez, da premiação internacional LCD Berlin Awards, considerada o “Oscar dos Museus”. O objetivo do prêmio é destacar os melhores destinos culturais do mundo, e o Museu do Amanhã concorre na categoria Melhor Experiência Digital em Museus, ao lado do Louisiana Museum of Modern Art, da Dinamarca, e do Garage Museum of Contemporary Art, da Rússia.
O anúncio do vencedor vai ocorrer no último trimestre do ano e, além dos votos de um júri de especialistas, outro critério para o prêmio será o número de visualizações do vídeo do candidato. Para ajudar o museu mais visitado do Rio de Janeiro a vencer o prêmio, você só precisa assistir ao vídeo https://bityli.com/ld6fg.
Diretor-executivo do Museu do Amanhã, Ricardo Piquet comemora a nomeação e lembra que, se por um lado a pandemia obrigou o equipamento a fechar, novas fronteiras digitais foram abertas. Em um ano, o Museu produziu mais de 100 horas de programação, criou novos programas para debater as origens e consequências do coronavírus, além de uma mostra temporária sobre o tema, com tour virtual, e ajudou o público a projetar novos futuros, a partir de novos paradigmas de convivência.
“Com o início da pandemia de Covid-19, em março de 2020, fizemos uma série de adaptações nas nossas programações para levar aos nossos públicos todo o conteúdo do Museu em debates relevantes, exposições virtuais, transmissões ao vivo, clubes de leitura, aulas de yoga e muito mais. Tudo isso de forma digital e mantendo as pessoas seguras”, lembra Ricardo Piquet.
Inaugurado em dezembro de 2015 pela Prefeitura do Rio, sob gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), o Museu do Amanhã já recebeu mais de 4 milhões de visitantes. “A nossa presença digital já existia, mas foi aprofundada numa velocidade recorde, exigida pelo momento, e realizada com os saberes acumulados de nossas equipes em curadoria, educação, inovação, acessibilidade e comunicação. A nomeação é fruto dessa dedicação e dessa conexão do museu, que é um organismo vivo, com o seu público, seja onde ele estiver”, afirma o diretor-executivo.
Outros prêmios LCD
O Museu do Amanhã ganhou seu primeiro LCD em 2016 como “Melhor museu do ano da América do Sul e Central”. Em 2018, ganhou novamente, desta vez na categoria de “Melhor Organização Cultural do Ano para promoção de ‘Soft Power'”, que é uma expressão usada na teoria das relações internacionais para descrever a habilidade de influenciar, indiretamente, o comportamento ou interesses da sociedade, por meios culturais.
Maior prêmio internacional concedido a instituições, organizações artísticas e cidades que se tornaram destinos culturais, o LCD Berlin Awards se juntou ao visitBerlin para fortalecer a premiação e o alcance. Este ano, os visitantes terão 6 meses para conhecer e explorar digitalmente todos os concorrentes e planejar suas visitas no futuro pós-pandemia do coronavírus.