Museu do Amanhã é a foto do ano da Wikipédia | Diário do Porto


Fotografia

Museu do Amanhã é a foto do ano da Wikipédia

Foto do Museu do Amanhã concorreu com 13 mil imagens enviadas para o Wiki Loves Monuments Brasil. Rio teve 5 imagens entre as 10 finalistas

16 de novembro de 2023

Museu do Amanhã, fotografado por Bruno Tamm Rabello, é a imagem do ano da Wikipédia no Brasil (foto: Bruno Tamm Rabello)

Compartilhe essa notícia:


Entre as mais de 13 mil fotografias que concorreram ao prêmio Wiki Loves Monuments Brasil neste ano, a grande campeã é uma imagem do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. E o Estado do Rio ficou com cinco fotos entre as dez melhores escolhidas pelo júri do concurso, organizado pela enciclopédia online.

O objetivo da Wikipédia com o concurso é aumentar o acervo de fotos gratuitas e adicionar novos ângulos de monumentos já registrados. As dez melhores imagens da etapa nacional vão representar o Brasil na etapa internacional do concurso Wiki Loves Monuments, que em 2022 elegeu uma foto do Real Gabinete Português de Leitura, também do Rio, como a melhor do mundo.

De autoria de Bruno Tamm Rabello, a foto do Museu do Amanhã foi a escolhida entre as produzidas por 122 fotógrafos profissionais e amadores que participaram do prêmio neste ano.

O concurso da Wikipédia estabelece uma lista de ‘alvos’ para os fotógrafos, com o objetivo de complementar o acervo de imagens gratuitas da biblioteca online. Este ano as imagens enviadas retrataram monumentos de 146 cidades, em 19 estados brasileiros e no Distrito Federal.

O Museu do Amanhã, projeto do arquiteto espanhol Santiago Calatrava, é uma instituição dedicada às ciências, com exposições e atividades que exploram as grandes transformações experimentadas pelo mundo e os caminhos que se abrem para o futuro. O prédio, na Região Portuária, no Centro do Rio, é uma nova referência arquitetônica na paisagem carioca.

O segundo lugar do concurso também premiou uma foto feita no Centro do Rio. A imagem foi clicada pelo fotógrafo lituano, radicado no Brasil, Donatas Dabravolskas. Foi dele a foto campeã mundial do ano passado, do Real Gabinete Português de Leitura.

Este ano, sua foto retrata a estátua de Pixinguinha (1897-1983), músico carioca e compositor do famoso choro ‘Carinhoso’, que está localizada na Travessa do Ouvidor, um dos recantos mais charmosos da área histórica do Rio de Janeiro.


LEIA TAMBÉM:

No dia da Consciência Negra, Cais do Valongo conclui revitalização

Santos Dumont limitado é motivo para comemorar e vigiar

Maricá ajuda protetores de animais com o Mumbucão