Ciências

Museu do Amanhã discute sustentabilidade para os oceanos

Seminário acontecerá no Museu do Amanhã na terça e quarta-feiras. Especialistas apresentarão projetos de desenvolvimento sustentável e proteção dos oceanos

12 de novembro de 2018
Baía de Guanabara vista do Museu do Amanhã (Foto Aziz Filho)

Compartilhe essa notícia em sua rede social:
Especialistas apresentarão projetos inovadores em desenvolvimento sustentável e proteção dos mares (Foto: Divulgação)

Conforme os problemas ambientais avançam, a sociedade precisa se reinventar para encarar os desafios. Para isso, cuidar de nossos oceanos é a tarefa número 1. Ela passa por enfrentar os riscos das mudanças climáticas provocadas, principalmente, pela alta emissão de carbono.

O Museu do Amanhã recebe terça e quarta-feiras, dias 13 e 14, o seminário “Oceanos sustentáveis – Uma onda de inovação“. Dezessete especialistas vão trazer ao público as novidades em desenvolvimento sustentável e proteção dos mares. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do Museu do Amanhã.

O evento terá quatro temas principais: o oceano como fonte de alimento, combate ao plástico nos oceanos, biodiversidade e energia. Entre os destaques está a apresentação do Vidar Helgesen, ex-ministro de Clima e Meio Ambiente da Noruega e atual Enviado Especial para o Painel de Alto Nível sobre Economia Sustentável do Mar.

Vidar Helgesen falará sobre as iniciativas globais para a proteção dos oceanos. Ainda haverá palestra, em vídeo, sobre o Direito do Mar com Herman Benjamin, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

LEIA TAMBÉM:

Museu do Amanhã recebe o Oscar dos Museus

Escritório mais sustentável do Rio fica no Porto

Moda sustentável: como reciclar roupas e customizar acessórios

“Neste ano, em que estamos tratando do tema da água, falar sobre os oceanos é também discutir como nos relacionamos com o planeta e respeitamos seus limites, para garantirmos nossa sobrevivência. São a próxima fonte de alimentos; de energia; reduto de biodiversidade. Precisamos reduzir drasticamente os impactos nos mares para garantirmos qualidade de vida para as futuras gerações”, diz Leonardo Menezes, gerente de Conteúdo do Museu do Amanhã.

Exemplo norueguês

Outro destaque do evento é o projeto REV (Research Expedition Ship), produzido pela norueguesa Nina Jensen. A pesquisa tem a proposta de retirar resíduos plásticos dos mares. As discussões abordarão os oceanos como fontes de biodiversidade, solução para energia renovável e produção sustentável de alimentos. O evento acontece no Auditório do Museu do Amanhã.

“Atualmente, os oceanos enfrentam ameaças vindas de várias direções. Entre elas, estão os efeitos das mudanças climáticas, a perda de habitats e biodiversidade, o lixo marinho e a poluição. Isso está minando o potencial dos oceanos” explica Sissel Hodne Steen, Cônsul Geral – Real Consulado Geral da Noruega.

“Precisamos urgentemente reduzir essas ameaças e promover uma onda de inovação para um oceano sustentável. Este seminário traz a oportunidade de compartilhar boas práticas e apresentar soluções que possam nos levar em direção a um relacionamento sustentável com os oceanos do amanhã”, acrescenta o cônsul.

SERVIÇO:

Seminário Oceanos Sustentáveis – Uma onda de inovação

Data: 13 e 14 novembro (terça e quarta)

Horário: terça, a partir das 9h e quarta, a partir 14h

Local: Auditório do Museu do Amanhã (Praça Mauá, nº 1, Centro – Rio de Janeiro)

Quanto: entrada gratuita

Compartilhe essa notícia em sua rede social: