Museu do Amanhã estreia exposição sobre o futuro urbano | Diário do Porto


Exposição

Museu do Amanhã estreia exposição sobre o futuro urbano

Museu do Amanhã inaugura exposição imersiva sobre o futuro dos centros urbanos. Mostra busca reflexão sobre o desenvolvimento das cidades

4 de agosto de 2021

Projeção da nova mostra "Futuros Urbanos", do Museu do Amanhã (dvulgação)

Compartilhe essa notícia:


O Museu do Amanhã inaugura nesta quinta-feira (5) a exposição temporária Futuros Urbanos, que propõe reflexões acerca do desenvolvimento das cidades. O público terá acesso à experiência lúdica em um vídeo imersivo de aproximadamente sete minutos que traz à tona temas essenciais para a construção de um mosaico urbano, menos desigual, baseado no desenvolvimento ambiental, social, econômico e tecnológico.

As projeções acompanharão quatro personagens em suas jornadas pessoais, passando pela comunidade local e municipal, até os impactos na sociedade em geral. Eles serão confrontados com vários cenários possíveis para o futuro do espaço urbano, cada um focado em uma cidade.

Em quatro paredes, as animações vão retratar transformações em quatro cidades imaginárias: uma sul-americana, asiática, europeia e africana. Inicialmente os personagens transitam por esses ambientes que, quanto mais caóticos ficam, mais incômodos se tornam.


LEIA TAMBÉM:

ArtRio inicia venda de ingressos, limitados, para edição de 2021

Sesc RJ na Estrada mostra fazenda de 200 anos, em Barra Mansa

Porto em Maricá terá investimento de R$ 12,8 bilhões


O amanhã das cidades no museu

Para tentar transformar a realidade, começam a imaginar e desenhar projetos modernos e sustentáveis que poderiam atender melhor às necessidades urbanas e humanas.

“As experiências da narrativa do filme de Futuros Urbanos foram inspiradas em projetos já existentes em cidades espalhadas por todos os continentes. Nosso objetivo é mostrar que essas iniciativas podem estimular a criação de projetos semelhantes em outras cidades, permitindo que todas se tornem espaços de encontro, plurais e que estejam em sintonia com a sustentabilidade”, conta Leonardo Menezes, diretor de Conhecimento e Criação do Museu do Amanhã.

Interatividade com o público é um dos pontos altos de “Futuros Urbanos” (divulgação)

Entre as questões que norteiam a narrativa da exposição estão os desafios e possíveis soluções que afetam o desenvolvimento dos centros urbanos no que se refere à moradia, mobilidade urbana, injustiça social, saúde e sustentabilidade. Depois de assistir à animação, os visitantes terão acesso a exemplos de medidas inovadoras que já estão sendo implementadas por várias cidades no mundo em diversas áreas.

Para tornar a experiência ainda mais completa, o público poderá brincar e aprender ao mesmo tempo por meio de um jogo que aborda a produção de alimentos e possíveis estratégias para atender, de forma sustentável, a crescente demanda por comida que acompanha o crescimento populacional de uma cidade ao longo dos anos. Mais detalhes no site do Museu: www.eventim.com.br/artist/museu-amanha. Veja abaixo um dos vídeos que será exibido na mostra. A obra projeta o futuro em uma cidade imaginária das Américas.


/