Turismo

Museu de Astronomia passa a abrir também aos domingos

Mais uma opção de lazer, cultura e conhecimento a cariocas e visitantes: o Mast, vizinho do Museu Nacional, traz atrações nesta ‘Primavera dos Museus’

21 de setembro de 2018

Compartilhe essa notícia em sua rede social:

Para dar mais uma opção de lazer, cultura e conhecimento ao público, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), localizado no bairro imperial de São Cristóvão, assim como o Museu Nacional, volta a abrir suas portas aos domingos. As atrações para este fim de semana, dias 22 e 23 de setembro, são voltadas para que crianças, jovens e adultos aproveitem um ambiente de interação, exploração e conhecimento.

A programação faz parte da 12ª edição da Primavera dos Museus, uma temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que acontece todo ano no início da estação homônima. É uma oportunidade para o público se divertir e aprender com experiências que vão desde a construção de um relógio solar, até a realização de oficinas de astronomia, planetário inflável e observação do céu através de telescópios.

No sábado e domingo, o Mast abre as portas ao público a partir das 14h, e a dica é começar visitando as exposições em destaque. Dentre elas, a mostra Faz Tempo, que apresenta diferentes métodos de medição do tempo, a relação com a observação dos fenômenos naturais e os princípios da ciência neles envolvidos, e Olhar o Céu, Medir a Terra que explora a relação entre a ciência e a configuração territorial do Brasil.

Visita ensina fenômeno das marés

A Visita Orientada deste sábado começa às 15h e traz o tema Maré: você sabe o que é, abordando sobre esse fenômeno e explicando como ele é provocado. Durante a atividade, os monitores acompanham o público num inesquecível passeio pelo conjunto arquitetônico do Campus, onde é possível conhecer o Sistema Solar em escala e ver de perto as cúpulas e lunetas que foram usadas por muitos cientistas para estudar o céu.

Já às 16h, começa a oficina Faça Você Mesmo, que ensina os participantes a construir um Relógio Solar, além de debater sobre as estações do ano e os movimentos do Sol. Após construído, o instrumento poderá ser levado para casa pelos participantes.

E depois dessa oficina, que tal ver mais de perto o astro-rei? Com o Programa de Observação do Sol, os visitantes vão poder analisá-lo de forma segura, através de filtros, projetores e telescópios especiais que permitem a visualização de estruturas como manchas solares, protuberâncias e filamentos.

Observando o céu

Já no final da tarde, acontece a Programa de Observação do Céu, que por meio de uma luneta construída no início do século XX, é possível observar planetas, estrelas e fenômenos estudados pela astronomia.

Domingo também é dia de visitar o Mast. A partir das 15h, o público vai poder participar do Planetário Inflável Digital. Numa cúpula inflável são projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o movimento aparente das estrelas.

Nas sessões conduzidas por mediadores do Mast, os visitantes podem saber mais sobre as fases da Lua, as constelações, o ciclo dos dias e das noites, os planetas visíveis e as diferenças que ocorrem ao longo do tempo.

PRIMAVERA NO MAST – FIM DE SEMANA 22 E 23/09

Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST
Rua General Bruce, 586 / Tel: 3514-5299 e 3514-5229

SÁBADO 22/09

Funcionamento do Museu: das 14h às 20h

Visita Orientada – 15h – ‘Maré: você sabe o que é?'(serão distribuídas 50 senhas a partir das 14h30)

Faça Você Mesmo – 16h – ‘Relógio Solar'(serão distribuídas 30 senhas a partir de 15h30)

Observação do Sol – das 15h às 17h

Observação do Céu – das 17h30 às 20h

DOMINGO 23/09

Funcionamento do Museu: das 14h às 17h

Planetário inflável – 15h e 17h (serão distribuídas 30 senhas para cada sessão, a partir das 14h)

GRÁTIS

Compartilhe essa notícia em sua rede social: