Museu da Marinha ganha identidade visual | Diário do Porto


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Museu da Marinha ganha identidade visual

Novo equipamento cultural da Marinha do Brasil ganha logo e identidade visual. Museu será instalado no Distrito Naval e deve ser inaugurado até 2026

15 de março de 2022

Duplo M caracteriza logomarca do Museu Marítimo (divulgação/Museu Marítimo do Brasil)

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O Departamento Cultural do Abrigo do Marinheiro (DCAMN) e a Marinha do Brasil anunciaram o escritório carioca Danowski Design como vencedor do Concurso de Identidade Visual do Museu Marítimo do Brasil. As profissionais Sula Danowski e Nathalia Lepsch foram as criadoras da marca e manual, enquanto Ilana Paterman produziu o storytelling.

De acordo com o escritório Danowski Design, a logomarca tem como premissa central conectar Arte, Ciência e História, utilizando como fio condutor os mares e rios brasileiros. Por conta disso a letra “M” — presente nas iniciais de “Museu” e “Marítimo” — se destaca como ponto de partida para representar o movimento ondulatório e sinuoso das massas de água e do ecossistema. Clique neste link e conheça mais detalhes sobre o projeto.

A Comissão de Seleção — responsável pela avaliação das propostas — foi composta pelas designers e professoras Evelyn Grumach, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), e Isabella Perrota, da Escola Superior de Propaganda e Marketing – Campus RJ (ESPM-Rio); o curador do futuro museu, Evandro Salles; a Capitão de Corveta do Centro de Comunicação Social da Marinha (CCSM) Marli de Medeiros, designer do Quadro Técnico da Marinha do Brasil; e o Gerente do Departamento Cultural do Abrigo do Marinheiro, Francisco Dantas. Os jurados fizeram a seleção tendo como critérios: originalidade, criatividade, aplicabilidade, versatilidade e adequação às diretrizes conceituais, sendo este último decisivo em caso de desempate.

Museu da Marinha deve ser inaugurado até 2026

Além de passar a fazer parte da história do Museu Marítimo do Brasil, o vencedor do concurso recebe um prêmio para contribuir no desenvolvimento e no detalhamento do projeto de identidade visual.

O Concurso de Identidade Visual faz parte da Fase 1 do Projeto “Museu Marítimo do Brasil”, atualmente em execução, por meio de recursos captados via Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC). A Fase 1 compreende o concurso público para a escolha do estudo preliminar de arquitetura, o Seminário Internacional “Museus Marítimos: Rotas Contemporâneas” e o Ciclo de Palestras “Museu Marítimo do Brasil: um novo cenário cultural” (todas etapas já realizadas); e, ainda, a elaboração de um estudo de viabilidade econômico-financeira.

Projeto do Museu Marítimo do Brasil na Praça Mauá (divulgação/IAB RJ)

O Museu Marítimo do Brasil será erguido no Espaço Cultural da Marinha e fará parte do patrimônio histórico, natural e urbano do Centro, onde estão a Ilha Fiscal, a Igreja da Candelária, a Casa França-Brasil, o Centro Cultural Banco do Brasil, o Paço Imperial, o Museu Naval, o Museu Histórico Nacional, o Museu de Arte do Rio e o Museu do Amanhã, entre outras instituições culturais. A previsão de inauguração da instalação é entre 2025 e 2026.


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