Exposição no Hélio Oiticica trata a garotada como gente grande

Exposição infantil que vai até 27 de outubro faz parte da programação de 22 anos do Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica

Trabalhos criados por alunos de escola municipal estão em exposição (Foto: Divulgação)
Trabalhos criados por alunos de escola municipal estão em exposição (Foto: Divulgação)

Em homenagem ao Mês das Crianças, o Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica traz uma exposição totalmente voltada para a garotada, além de uma programação especial com temas infantis.  Até 27 de outubro, a mostra “Como Fazer Um Mundo” ocupa o espaço com pinturas e uma instalação frutos de criação coletiva dos alunos da Escola Municipal Uruguai, em Benfica, Zona Norte do Rio.

A mostra marca ainda os aniversário de 22 anos do espaço, completados no último dia 30 de setembro. Instalado no Corredor Cultural da Praça Tiradentes, no Centro do Rio, o Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica é uma referência na difusão da arte contemporânea brasileira e tem como propósito incentivar a reflexão sobre as artes visuais.

Parceria com o Museu do Samba

Mostra infantil Helio Oiticica3
Estudantes participaram de oficinas em parceria com o Museu do Samba (Foto: Divulgação)

A mostra é resultado do trabalho desenvolvido durante quatro oficinas na escola e duas no próprio Hélio Oiticica, realizadas em parceria com o Museu do Samba, situado na Mangueira. O resultado é um painel composto por 20 pinturas de tema livre e uma instalação com objetos das próprias crianças.

Os trabalhos estão expostos a partir da perspectiva do olhar infantil: para que sejam apreciados, os espectadores precisam subir em palets de madeira. A ideia é mostrar como as exposições são concebidas para adultos, no que se refere à altura em que, em geral, as peças são expostas.

SERVIÇO
Local: Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica – Rua Luís de Camões 68, no Centro do Rio.
Data: Até 27 de outubro de 2018

Horário: A partir das 12h

12h às 18h – Como fazer um mundo – A exposição infantil realizada em parceria com a Escola Municipal Uruguai e o Museu do Samba pretende construir coletivamente um mundo do ponto de vista de crianças. Até 27 de outubro.

15h – Oficina Curto Circuito Cerâmica – A oficina de cerâmica preparou atividades infantis com o objetivo de desenvolver peças utilizando técnicas ancestrais de modelagem. Dia 20 de outubro.

16h – Bateria Meninos do Amanhã: apresentação musical da bateria mirim Meninos do Amanhã, contemplados no Edital Prêmio Cultura + Diversidade da Secretaria Municipal de Cultura. Dia 20 de outubro.

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura

Todas as Notícias