
Uma mostra imperdível da Caixa Cultural pode ajudar a entender como pode o cinema de um país latino-americano ser tão premiado em festivais do mundo, com várias indicações ao Oscar de filme estrangeiro e sucesso na crítica mundial. Do dia 11 ao 23 de dezembro (terça a domingo), 17 filmes em formato digital serão exibidos na mostra ‘O Cinema argentino conta suas histórias mínimas’. Todos são da nova leva do Nuevo Cine dos hermanos, relatos de personagens ordinários em situações que rompem a rotina.
O Nuevo Cine Argentino começou nos anos 90, com um boom de cursos de cinema no país vizinho. Consolidou-se na geração dos anos 2000. A safra exibida é de 1998 a 2017, com assinaturas como Lucrecia Martel, Pablo Trapero, Ana Poliak, Martin Rejtman, Raúl Perrone, Carlos Sorín e Mariano Llinás.
A imprensa internacional sempre chamou atenção para a saúde do cinema argentino nos anos de sua doentia crise econômica e política. “Naquele momento, uma geração de cineastas surge com um interesse direcionado a filmar os conflitos pessoais, as pequenas histórias de geografia íntima, das quais se poderia fazer latente o sentimento do impacto daquela crise nacional”, explica Thiago Ortman, o curador.
A maioria das obras da retrospectiva foi produzida em um modelo cooperativo de estudantes empenhados em dar voz ao retrocesso do país. Desta fase são “O pântano” (2001), de Lucrecia Martel, “Mundo grua” (1999), de Pablo Trapero, “Pizza, cerveja e baseado” (1998), de Bruno Stagnaro e Adrián Caetano, e “Rapado” (1992), de Martín Rejtman. “História Extraordinárias” (2008), de Mariano Llinás, fecha a programação com uma sessão diferenciada e quatro horas de duração.
Veja a programação completa:
Filmes:
11 de dezembro (terça-feira)
15h30 – Ana e os outros (2006), de Celina Murga, Argentina, 80 min, digital, 12 anos
17h30 – Viva os Crotos! (1995), de Ana Poliak, Argentina, Espanha, Reino Unido, Cuba, 75 min, digital, 14 anos
19h – Mundo grua (1999), de Pablo Trapero, Argentina, 89 min, digital, Livre
12 de dezembro (quarta-feira)
15h15 – Picado fino (1999), de Esteban Sapir, Argentina, 77 min, digital, 14 anos
17h – Masterclass Argentina e cinema: uma contemporaneidade obtusa, com a presença do historiador e diretor de cinema e teatro Flávio Kactuz
19h – Histórias mínimas (2002), de Carlos Sorín, Argentina, Espanha, 87 min, digital, Livre
13 de dezembro (quinta-feira)
16h – La salada (2014), de Juan Martín Hsu, Argentina, 91 min, digital, 14 anos
17h45 – Lábios de churrasco (1994), de Raúl Perrone, Argentina, 62 min, digital, 14 anos
19h – Pizza, cerveja e baseado (1998), de Bruno Stagnaro e Adrián Caetano, 78 min, digital, 16 anos
14 de dezembro (sexta-feira)
16h – Bolívia (2001), de Adrián Caetano, Argentina, Holanda, 72 min, digital, 14 anos
17h30 – Masterclass Argentina e cinema: uma contemporaneidade obtusa, com a presença do pesquisador e coordenador-chefe de restauração na cinemateca do MAM-RJ Hernani Heffner
19h30 – Rapado (1992), de Martín Rejtman, Argentina, Holanda, 75 min, digital, 12 anos
15 de dezembro (sábado)
16h – Sábado (2001), de Juan Villegas, Argentina, 72 min, digital, 14 anos
17h30 – Picado fino (1999), de Esteban Sapir, Argentina, 77 min, digital, 14 anos
19h15 – O pântano (2001), de Lucrécia Martel, Argentina, França, Espanha, Japão, 103 min, digital, 14 anos
16 de dezembro (domingo)
15h30 – Uma noiva errante (2007), de Ana Katz, Argentina, 85 min, digital, 12 anos
17h30 – Histórias mínimas (2002), de Carlos Sorín, Argentina, Espanha, 87 min, digital, Livre
19 – Las acacias (2011), de Pablo Giorgelli, Argentina, Espanha, 96 min, digital, 12 anos
18 de dezembro (terça-feira)
15h15 – Lábios de churrasco (1994), de Raúl Perrone, Argentina, 62 min, digital, 14 anos
16h30 – Apenas para fumantes (2001), de Verónica Chen, Argentina, 91 min, digital, 16 anos
19h – La salada (2014), de Juan Martín Hsu, Argentina, 91 min, digital, 14 anos
19 de dezembro (quarta-feira)
15h30 – Uma noiva errante (2007), de Ana Katz, Argentina, 85 min, digital, 12 anos
17h – O pântano (2001), de Lucrécia Martel, Argentina, França, Espanha, Japão, 103 min, digital, 14 anos
19h – Debate Começa de novo: as múltiplas narrativas do cinema argentino, com a presença do roteirista Lucas Paraizo
20 de dezembro (quinta-feira)
15h – Sábado (2001), de Juan Villegas, Argentina, 72 min, digital, 14 anos
17h30 – Mundo grua (1999), de Pablo Trapero, Argentina, 89 min, digital, Livre
19h30 – Bolívia (2001), de Adrián Caetano, Argentina, Holanda, 72 min, digital, 14 anos
21 de dezembro (sexta-feira)
15h – Apenas para fumantes (2001), de Verónica Chen, Argentina, 91 min, digital, 16 anos
17h30 – Ana e os outros (2006), de Celina Murga, Argentina, 80 min, digital, 12 anos
19h – Alanis (2017), de Anahí Berneri, Argentina, 82 min, digital, 16 anos
22 de dezembro (sábado)
15h30 – Viva os Crotos! (1995), de Ana Poliak, Argentina, Espanha, Reino Unido, Cuba, 75 min, digital, 14 anos
17h – Pizza, cerveja e baseado (1998), de Bruno Stagnaro e Adrián Caetano, 78 min, digital, 16 anos
19h – Debate Disputas políticas em perspectiva: do Nuevo Cine Argentino e sua contemporaneidade, com a professora do Departamento de Letras da PUC-Rio Maria Celina Ibazeta e a Doutora em Ciências Políticas Tamiris Alves
23 de dezembro (domingo)
14h30 – Rapado (1992), de Martín Rejtman, Argentina, Holanda, 75 min, digital, 12 anos
16h – Histórias extraordinárias (2008), de Mariano Llinás, Argentina, 253 min, digital, 14 anos
Debates
– No dia 19, às 17h, a mesa ‘Começa de novo: as múltiplas narrativas do cinema argentino‘ aborda as particularidades narrativas do cinema argentino a partir dos anos 90, na perspectiva da geração que transformou os modelos, do roteiro à direção. Participarão o roteirista Lucas Paraizo e a jornalista Mariana Dias.
– No dia 22 de dezembro, às 19h, o tema ‘Disputas políticas em perspectiva: do Nuevo Cine Argentino e sua contemporaneidade’ reunirá a professora Maria Celina Ibazeta, doutorada em Literatura Hispánica, e Tamires Alves, doutora em Ciência Política pela UFF.
Masterclasses
Tema: ‘Argentina e Cinema: uma contemporaneidade obtusa’.
Dia 12, às 17h, com Flávio Kactuz, historiador, professor, diretor de Teatro e Cinema.
Dia 14, às 17h30, com Hernani Heffner, pesquisador e coordenador-chefe de restauração na cinemateca do MAM-RJ.
Serviço:
Mostra O Cinema argentino conta suas histórias mínimas
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinema 1 (Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro – Metrô e VLT: Estação Carioca)
Data: de 11 a 23 de dezembro de 2018 (terça-feira a domingo)
Ingressos: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia.
Bilheteria: terça-feira a domingo, das 13h às 20h
Capacidade: Cinema 2: 80 lugares (mais 3 para cadeirantes)
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal
Outras informações, com sinopses dos filmes: http://www.mostrahistoriasminimas.com.br