Morre Zé Cláudio, o prefeito de Paraty que criou a Flip | Diário do Porto

Geral

Morre Zé Cláudio, o prefeito de Paraty que criou a Flip

Vítima da covid-19, Zé Cláudio foi um dos primeiros mandatários a assumir publicamente que era gay. Com a Flip, fez história no turismo e na cultura

11 de maio de 2021


Zé Cláudio fez história no turismo e na cultura nacional com a Flip (Prefeitura)


Compartilhe essa notícia:


Morreu na noite desta terça-feira 11, aos 68 anos, vítima da covid-19, o ex-prefeito de Paraty José Cláudio de Araújo. Ele se notabilizou por realizações de vanguarda, como a Flip (Feira Literária Internacional de Paraty) e por ter sido um dos primeiros mandatários a enfrentar o preconceito e assumir publicamente que era gay.

Em 1982, pelo MDB, ele perdeu a eleição de prefeito por 200 votos. Após dois mandatos como secretário de Cultura, nas décadas de 70 e 80, elegeu-se prefeito em 2000 e em 2004. Formado em Direito, sempre viveu da renda de sua pousada e de seu barco de passeios. o atual prefeito, Luciano Vidal, anunciou luto oficial e a realização de um cortejo fúnebre entre a entrada da cidade e o Cemitério Oficial. Ele emitiu nota lamentando a morte de Zé Cláudio:

“É com muita tristeza que a Prefeitura de Paraty comunica o falecimento do ex-prefeito e atual secretário municipal de Turismo, José Cláudio de Araújo. Vítima de Covid, ele vinha recebendo toda a assistência da Secretaria Municipal de Saúde, que acompanhou seu atendimento no Hospital Municipal Hugo Miranda e vinha monitorando diariamente seu quadro de saúde desde sua transferência para a unidade de referência em Angra dos Reis.”

 

 



Warning: Unknown: write failed: No space left on device (28) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/tmp) in Unknown on line 0