Moda sustentável: como reciclar roupas e customizar acessórios | Diário do Porto

Empreendedorismo

Moda sustentável: como reciclar roupas e customizar acessórios

Durante a Veste Rio, Senac RJ promove oficinas de moda e palestras gratuitas com grandes nomes do mercado de moda

17 de outubro de 2018


Oficinas do Senac ensinam a customizar peças durante a Veste Rio (Foto: Carlos Erbs)


Compartilhe essa notícia:


Veste-Rio-Oficina_Crédito Carlos Erbs
Oficinas do Senac ensinam a customizar peças durante a Veste Rio (Foto: Carlos Erbs)

A troca de informação, o debate de temas relevantes para a indústria da moda e a capacitação também estão no DNA do Veste Rio. O evento que acontece esta semana no Píer Mauá oferece aos convidados e ao público uma programação gratuita de palestras e oficinas, com inscrições no local, uma hora antes de cada atividade.

A sustentabilidade na moda ganha destaque na programação com oficinas como as de ‘Customização de acessórios de moda’, com a designer Tati Carvalho, e ‘Upcycling na moda’, com Gabriela Mazepa, do Re-Roupa, nesta quinta, às 19h30. A técnica aplicada é mundialmente conhecida por reduzir o descarte e ampliar possibilidades de reutilização de peças.

A oficina inicia-se com um rápido bate-papo que tem como tema principal: o uso de resíduos como matéria-prima na moda. Em seguida os participantes são convidados a participar desse processo criativo criando peças a partir de roupas usadas, fins de rolo de tecido, retalhos e outros materiais considerados resíduo. Ao final de cada oficina as peça finalizadas poderão ser expostas no próprio evento.

O Re-Roupa é um projeto com mais de dez anos de experiência no conceito de reutilizar tecidos e roupas. Vem utilizando como ferramenta a criatividade, para criar novas peças de roupa e oportunidades de geração de renda para grupos produtivos. O projeto propõe também oficinas de costura, onde pessoas com diferentes bagagens são convidadas a experimentar esse processo de criação de roupas coletivamente junto a nossa equipe.

Consultoria de imagem e estilo

No Espaço Senac RJ, haverá opções de Consultoria de imagem: Análise Cromática (harmonia cromática para conhecimentos de coloração e contraste pessoal), com a consultora de estilo e instrutora do Senac RJ Renata Bitencourt; Criação de Joias personalizadas, com técnicas de ourivesaria, com a designer e instrutora do Senac RJ Daniele Costa.

Veste Rio-oficina-maquiagem-divulgacao
Oficinas de automaquiagem promovidas pelo Senac (Foto: Divulgação)

Também será oferecida oficina de Fotografia e Moda, com a fotógrafa e instrutora do Senac RJ Virna Santolia. Os participantes receberão dicas de composição de imagem para deixar o Instagram mais fashion.

Na área de Beleza, haverá dicas práticas de Automaquiagem, relacionando moda e beleza para festas de fim de ano, com o instrutor do Senac RJ Paulo César Souza.

VEJA MAIS

Moda a preço baixo e com diversão no Píer Mauá

Veste Rio: marcas já negociam coleções outono-inverno 2019

Veste Rio: Sebrae RJ aposta em novos negócios focados na sustentabilidade da moda

Palestras com grandes nomes

Veste Rio-palestra-foto-Carlos Erbs
Evento traz palestras gratuitas com renomados nomes da moda (Foto: Carlos Erbs/Divulgação)

A moda cada vez mais sustentável também está na pauta de palestras durante o evento. Nesta quinta, às 15h30, o tema é ‘Design artesanal e novos caminhos na sustentabilidade’.

Grandes nomes da indústria também vão discutir temas como microinfluenciadores e a importância do engajamento para marcas de moda; novo mindset e comportamento de consumo; empreendedorismo na moda; processo criativo para marcas e dicas de stylists de celebridades na construção da imagem e outros temas relevantes estarão na pauta.

As palestras oferecidas na sexta, dia 19, abordarão temas ligados ao programa do curso como desafios do empreendedorismo. Nos demais dias de evento, entusiastas de moda e beleza, estudantes, empresários e profissionais dos segmentos também terão acesso a outras palestras com a curadoria do Senac RJ, Caderno Ela (Globo) e Revista Vogue.

SERVIÇO:

Veste Rio

– Dias 17, 18, 19, 20, 21 de outubro de 2018

– Local: Armazéns 1, 2 e 3 – Pier Mauá – Zona Portuária – Avenida Rodrigues Alves, 10 – Rio de Janeiro

– Informações: www.vesterio.rio