Marinha participa da desinfecção da Rodoviária do Rio | Diário do Porto

Saúde

Marinha participa da desinfecção da Rodoviária do Rio

Desinfecção faz parte do combate ao novo coronavírus. Por causa da pandemia, a Rodoviária do Rio vem operando com apenas 3% das linhas de ônibus

21 de abril de 2020


Antes mesmo da desinfecção pela Marinha, a Rodoviária do Rio já havia intensificado a descontaminação (foto: Rodoviária do Rio / Divulgação)


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A pandemia do novo coronavírus restringiu as viagens de ônibus e, atualmente, a Rodoviária do Rio opera com somente 3% do total de linhas. Em meio ao movimento reduzido, a empresa fez uma parceria com a Marinha do Brasil para desinfecção do terminal. A ação acontece com o apoio da CODERTE (Companhia de Desenvolvimento Rodoviário e Terminais do Estado do Rio de Janeiro), na quinta-feira, 23 de abril.

Para descontaminar a rodoviária, a Marinha vai utilizar uma solução à base de hipoclorito de sódio, com cloro ativo, e álcool 70%, principalmente nas áreas com maior circulação de pessoas. A medida está prevista na Portaria do Ministério da Defesa n.º 1.232 de 18 de março de 2020, que prevê o uso das Forças Armadas em apoio às ações que visem evitar danos à população pelo novo coronavírus.

Acostumada com grande fluxo de pessoas transitando pelo terminal rodoviário, a Rodoviária vem operando bem abaixo de sua capacidade. Por determinação da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), o funcionamento é feito apenas em regime contingencial e em horários reduzidos. Além disso, o Governo Estadual decretou que as viagens intermunicipais estão suspensas na Região Metropolitana e as interestaduais têm restrições, desde 21 de março.

As lojas que atuam na Rodoviária do Rio também estão fechadas, com exceção da farmácia e da casa de câmbio. Já para quem precisa remarcar, cancelar ou reembolsar passagens, há esclarecimentos no site da Rodoviária (www.rodoviariadorio.com.br) ou pelo e-mail: sac@rodoviariadorio.com.br.

A Rodoviária do Rio, desde o início da pandemia, tem intensificado a higienização de suas instalações, além de disponibilizar álcool em gel em 40 pontos espalhados pelo terminal. Campanhas educativas também são veiculadas nos monitores do terminal e nos canais de relacionamento.


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