Marinha avalia a construção de embarcações no RJ | Diário do Porto

Navegação

Marinha avalia a construção de embarcações no RJ

Deputados da Alerj querem que a Marinha faça no Rio 8 fragatas do seu programa de modernização da frota. Atualmente, 4 estão em obras em Santa Catarina

1 de junho de 2021


Modernização da frota de fragatas é responsabilidade da Emgepron, empresa da Marinha (Foto: Marinha / Divulgação)


Compartilhe essa notícia:


Deputados da Comissão Especial de Indústria Naval e Offshore da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) fizeram uma visita técnica à Emgepron(Empresa Gerencial de Projetos Navais), vinculada ao Ministério da Marinha, para discutir a retomada de construções de navios nos estaleiros locais. A empresa e o Cluster Tecnológico Naval ficam localizados no centro do Rio.

Atualmente, segundo a Emgepron, a Marinha constrói em Santa Catarina 4 fragatas de um conjunto de 12 que são necessárias a suas operações. O objetivo da Comissão da Alerj é que as demais sejam contratadas para serem feitas no Estado do Rio.

O diretor-presidente da Emgepron, almirante Edesio Teixeira, concordou com a reivindicação. “Temos a capacidade de inteligência e de produção aqui. Trazer essas obras para cá demanda um esforço conjunto nosso e do Governo do Estado. A economia do mar é fundamental para o desenvolvimento do Rio de Janeiro, que tem plena condições de se reestruturar para crescer”, afirmou.

Marinha pode contribuir para empregos no Rio

A perspectiva de geração de empregos com a construção de novas embarcações para a Marinha nos estaleiros fluminenses animou os deputados Célia Jordão (Patriota) e Waldeck Carneiro (PT), que integram a Comissão da Alerj.

reuniao-marinha-alerj
Visita técnica de deputados estaduais à sede da Emgepron e do Cluster Naval (Foto: Divulgação)

 

Na visita ao Cluster Tecnológico, vimos boas perspectivas com a construção dessas novas fragatas e navios-patrulha, o que vem ao encontro da geração de trabalho e renda para o Estado do Rio de Janeiro”, disse Célia Jordão, presidente da Comissão. “O trabalho tem sido justamente fazer a interlocução de atores do setor com o Governo, para contribuir na elaboração de um plano de gestão regional que impulsione a economia do mar no Estado”, completou.


LEIA TAMBÉM:

Alerj cobra mais empregos e transparência da Petrobras

Galeão é beneficiado por lei aprovada na Alerj

Um museu para o Almirante Negro em São João de Meriti


Ex-comandante da Marinha, o almirante de esquadra Ilques Barbosa Júnior destacou que é urgente que lideranças políticas se empenhem na retomada da indústria naval no Rio. “É preciso haver investimento em ciência, educação e presença do Estado para mudança desse momento. Do contrário, as grandes empresas vão continuar indo embora. Sem mobilidade, sem segurança e sem investimentos, não tem empregos”, alertou.



Warning: Unknown: write failed: No space left on device (28) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/tmp) in Unknown on line 0