Marina Colasanti reflete sobre leitura e escrita em aula gratuita | Diário do Porto

Literatura

Marina Colasanti reflete sobre leitura e escrita em aula gratuita

Autora de mais de 50 títulos, Marina Colasanti será palestrante na aula inaugural do Instituto Estação das Letras. O evento é gratuito

26 de julho de 2021


Marina Colasanti já escreveu mais de 50 livros ( Foto: divulgação)


Compartilhe essa notícia:


A premiada escritora brasileira Marina Colasanti conduz, no dia 4 de agosto, a aula inaugural “Ler e Escrever são fragatas para terras distantes”, do Instituto Estação das Letras. O encontro será on-line, gratuito, e para se inscrever, basta acessar o site do evento, clicando aqui.

A autora tem mais de 50 títulos publicados, entre eles literatura infantil e poesia. Em seu texto, reflete sobre os fatos cotidianos, sobre a situação feminina, o amor, a arte e os problemas sociais brasileiros. Para ela, a leitura e a escrita são formas de habitar e resistir à realidade cotidiana.

Neste encontro virtual, Marina Colasanti revela o caminhos que percorre e a importância da leitura para a descoberta de seu próprio estilo. Como reconhecimento pela trabalho, ela já venceu os prêmios Jabuti, Grande Prêmio da Crítica da APCA, do Melhor Livro do Ano da Câmara Brasileira do Livro, do prêmio da Biblioteca Nacional para poesia, dois prêmios latino-americanos, entre outros.


LEIA TAMBÉM:

Sorrisos ocultos na Terra do Sol Nascente

Itatiaia pode ter neve, com nova frente fria no Rio

Chega a temporada dos ipês: caminhe pela cidade


Formação de novos autores brasileiros

Criado em 1996, o Instituto já formou mais de 30 mil alunos, onde cerca de 600 publicaram livros e receberam prêmios. Entre seus maiores feitos estão a busca pela profissionalização dos escritores e criação de cursos pioneiros na área de mercado editorial, com programas de formação para livreiros, gerenciamento de livrarias, cursos de editoração, copidesque e revisão.

O espaço mantém ainda oficinas de formação em escrita e leitura, rodas de leitura para jovens de 7 a 24 anos de comunidades, além de disponibilizar serviços de avaliação de originais, mentoria, consultoria, curadoria e produção literária e uma grade de eventos mensais fixos: Sextas com Letras, Concertos de Poesia, Janelas Literárias e Recordar Infâncias.

“Marina é uma escritora e artista completa. Vai falar para um público muito especial de leitores e escritores. Ela conhece profundamente seu mètier, pois escreve em diversos gêneros: das crônicas, passando pelos contos, literatura infantil e juvenil, poemas, a Ilustra seus próprios livros. Sem dúvida será um privilégio e a aula será memorável”, explica Suzana Vargas, diretora do Instituto.