A Prefeitura de Maricá foi selecionada para participar da 27ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, a COP27, que acontece em novembro, no Egito. A escolha feita pela ONU aconteceu devido ao programa local de agroecologia, desenvolvido pela Prefeitura para promover a geração de empregos e a alimentação saudável.
A cidade vai apresentar seus projetos dentro dos “Diálogos Multissetoriais sobre Sistemas Alimentares Urbanos no Sul Global (África e América Latina)”, uma das atividades da COP27. Para ser selecionada, a Prefeitura local enviou à ONU 12 programas municipais em andamento, que dão acesso à população de baixa renda a refeições balanceadas e saudáveis. Os programas de Maricá também incentivam as atividades de pequenos produtores de alimentos.
Prefeitura de Maricá fez praças agroecológicas
“Recebemos a notícia da seleção de Maricá para os Diálogos com muita alegria e satisfação. O mundo inteiro vai ver nossos projetos de agroecologia, de produção em áreas urbanas, que são inovadores e nasceram para ensinar as pessoas a plantar e a se alimentar melhor”, afirmou o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Julio Carolino.
Entre os programas da Prefeitura de Maricá, estão as praças agroecológicas, hortas comunitárias, plantio de árvores frutíferas em áreas públicas, mercado municipal para produtores locais e reciclagem de matéria orgânica. Com esses projetos, a Prefeitura diz que pretende tornar Maricá “uma cidade mais ecológica, sustentável e economicamente forte”.
LEIA TAMBÉM:
Favela Inova Rio 2.0 abre inscrições para jovens empreendedores
Alerj cria novo Parque Estadual em São Gonçalo
O Rio como capital da inovação e da tecnologia