Maricá terá megateleporto para recepção de internet 5G via satélite | Diário do Porto


Tecnologia

Maricá terá megateleporto para recepção de internet 5G via satélite

Estrutura em Maricá permitirá recepção e captação de sinais de internet de alta e baixa latência via satélite. Teleporto deve ser concluído ainda este ano

15 de fevereiro de 2022

Teleporto da Telespazio no Rio. Empresa construirá estrutura semelhante em Maricá (divulgação/Telespazio)

Compartilhe essa notícia:


Foi lançada ontem em Maricá a pedra fundamental da construção maior Teleporto de satélites 5G da América Latina. O espaço será construído pela empresa Telespazio, vinculada à companhia italiana Leonardo, e fornecerá à OneWeb, empresa de comunicações, nova infraestrutura para acesso via satélite.

A construção do espaço é um dos compromissos firmados pela comitiva do Governo do Estado durante visita à Europa no final do ano passado. Na ocasião, foram realizados acordos com as empresas Enel X, Leonardo e TIM para o desenvolvimento de tecnologia para o desenvolvimento de Cidades Inteligentes. Entre as parcerias realizadas durante a viagem também estão soluções tecnológicas de ponta para infraestruturas de transporte, conectividade, iluminação e modelos de eficiência energética.

“Esse é mais um empreendimento importante para o Estado, uma iniciativa que traz a vocação tecnológica para o interior do Rio de Janeiro. A construção do Teleporto permite que novas aptidões tenham espaço no Estado, gerando renda e empregos. Novas gerações poderão ter acesso ao desenvolvimento tecnológico. É um trabalho que permite ao Rio ter um interior forte, essa é uma das premissas da gestão do governador Cláudio Castro, que vai fortalecer não só Maricá, mas toda a região do seu entorno”,  disse o secretário de Estado da Casa Civil, Nicola Miccione, presente à cerimônia.


LEIA TAMBÉM:

RJ registra saldo comercial de US$ 10 bi em 2021

PIB do RJ apoia licitação conjunta do Galeão e S.Dumont

Águas do Rio faz balanço dos 100 dias de operação no RJ


Teleporto de Maricá terá estrutura para constelação de 700 satélites

O Teleporto de Maricá contará com estrutura para uma constelação de cerca de 700 satélites, que permitirá recepção de sinal de internet de alta velocidade e baixa latência, comunicações de alta segurança para instituições governamentais, defesa, indústrias de petróleo, aviação e navegação, além de empresas de telefonia móvel que trazem 3G, 4G e 5G para todas as partes do Brasil. O lançamento deve ser concluído ainda este ano.

A cerimônia também contou com as presenças do embaixador italiano no Brasil, Francesco Azzarello; do cônsul-geral da Itália no Rio de Janeiro, Paolo Miraglia; do cônsul-geral do Reino Unido no Rio de Janeiro, Anjoum Noorani, além de representantes da empresa OneWeb e da Prefeitura de Maricá.

“Essa pedra fundamental representa o futuro do país. Há uma relação frutífera entre as duas empresas e a cidade, que fortalece o papel do Brasil nas telecomunicações da América Latina, e que Maricá sedia. Projetos desta envergadura trazem tecnologia, desenvolvimento, emprego, arrecadação e, principalmente, protagonismo para a cidade “, disse Olavo Noleto, presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá.

 

 

 

 


/