Maricá terá campus avançado da Universidade do Mar | Diário do Porto


Educação

Maricá terá campus avançado da Universidade do Mar

Prefeito Fabiano Horta assina carta de intenções com reitor da Uerj para trazer a Maricá cursos de graduação e extensão da futura Universidade do Mar

31 de março de 2022

Barco-escola da Uerj que pode servir de modelo para implantação do campus avançado da Universidade do MAR em Maricá (divulgação/Uerj)

Compartilhe essa notícia:


O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, assinou nesta quarta-feira uma carta de intenções com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) para a implantação de campus avançado e uma base da futura Universidade do Mar da Baía de Guanabara (UniMar) na cidade. O documento estabelece a colaboração científica e técnica para a instalação da instituição de ensino, que funcionará em um barco-universidade, oferecendo cursos de graduação em Oceanografia e outras áreas de conhecimento, voltada à busca por soluções integradas para os problemas relacionados à vida marinha.

A UniMar é vinculada ao programa de extensão da Faculdade de Oceanografia da Uerj, uma das principais referências nacionais nas Ciências do Mar. Seu campus principal será instalado em um imóvel na Ilha do Brocoió, nas proximidades de Paquetá. A instituição de ensino insere-se na perspectiva da Década dos Oceanos (2021-2030), instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), e funcionará como uma universidade aberta, promovendo cursos livres direcionados às comunidades pesqueiras, projetos de extensão e educação ambiental. Outro foco serão as ações de monitoramento ambiental, gestão do lixo marinho e de conservação da vida marinha.

“Ter um campus de extensão da Uerj  é um marco fundamental para o desenvolvimento da cidade. A presença da universidade pública desenvolvendo e pesquisando o território da cidade. Hoje, Maricá certamente marcou um golaço no que diz respeito à pesquisa, inovação e acima de tudo continuando a inclusão social como objetivo central da política pública da nossa cidade”, disse o prefeito Fabiano Horta.

Universidade está em implantação na Ilha do Brocoió

O Programa de Extensão da Universidade do Mar foi criado com marco inicial na Ilha de Brocoió, no arquipélago de Paquetá, onde será instalado o campus avançado da Uerj destinado aos estudos de disciplinas científicas e da Economia do Mar. O espaço está inserido em uma das regiões mais importantes da Baía de Guanabara, fomentando potencialidades socioeconômicas, ambientais e culturais existentes no entorno, além de capacitar a população e promover debates essenciais para o desenvolvimento fluminense.

Outras universidades que já desenvolvem projetos com Maricá também poderão oferecer cursos na Universidade do Mar. Está previsto que, em um primeiro momento, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) ofereça especialização em Economia do Mar, além de estar em elaboração pela Rural a oferta da graduação em Ciências Biológicas no município. A Universidade Federal Fluminense (UFF) também será procurada para a possível oferta de cursos de graduação.

A Universidade do Mar conta com o apoio de cerca de 70 instituições de ensino além da Uerj, como a UFRJ, Unirio, Uezo, PUC-Rio, UFRRJ e a UFF, além da Fiocruz e da Comissão Interministerial dos Recursos do Mar (CIRM).


LEIA TAMBÉM:

Praias movimentam R$ 4 bi por ano na economia do Rio

Galeão conquista prêmio nacional de acessibilidade

Alerj debate danos causados pelas chuvas à agricultura do RJ


/