Diário do Porto

Maricá terá a primeira fábrica de tratores da China no Brasil

Maricá terá fábrica de tratores da China foto Mateus Alter

Em Maricá, modelo de trator da China foi exibido durante assinatura de acordo (foto: Prefeitura de Maricá / Mateus Alter)

A Prefeitura de Maricá firmou uma parceria com um consórcio de empresas chinesas para a construção da primeira fábrica de tratores da China no Brasil, voltada especialmente para atender a agricultura familiar. O investimento será de R$ 200 milhões, e a planta ficará em Ponta Negra, próxima à RJ-106, dentro de um modelo de gestão classificado como Parceria Público-Privada e Popular (PPPP).

De acordo com o prefeito Washington Quaquá, a parceria com a China marca um passo estratégico para Maricá, ao direcionar recursos provenientes da economia do petróleo para a implantação de uma indústria que busca modernizar o trabalho de pequenos e médios produtores rurais. Segundo o prefeito, os tratores a serem fabricados serão adaptados às necessidades da produção familiar e alinhados ao objetivo de fortalecer cadeias locais de alimentos.

Durante a solenidade, a administração municipal destacou que a nova indústria deve gerar empregos qualificados, ampliar a arrecadação local e “revolucionar a agricultura familiar”, hoje dependente de instrumentos rudimentares em muitas regiões do país.

João Pedro Stédile, um dos fundadores do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), presente na assinatura do acordo, afirmou que a iniciativa inaugura um novo formato de arranjo societário — a PPPP — por reunir governo, empresas privadas e organizações populares, como cooperativas. Para ele, a instalação da fábrica representa um marco histórico tanto pelo modelo de gestão quanto por abrigar a primeira planta chinesa de tratores no Brasil, dedicada a resolver gargalos da produção de alimentos.


LEIA TAMBÉM:

Revitalização do Aterro do Flamengo vai ampliar área de lazer

China reforça presença na educação do Rio com escola na Tijuca

São Cristóvão é o novo centro de investimentos da Caixa Econômica

Sair da versão mobile