Maricá oferece internet e cursos de informática gratuitos | Diário do Porto


Inovação

Maricá oferece internet e cursos de informática gratuitos

Iniciativa em Maricá acontece nos bairros do Flamengo, Ponta Negra e Inoã, e irá para mais áreas. Objetivo é democratizar o acesso à internet

5 de julho de 2022

População de Maricá tem acesso gratuito aos computadores e internet para realização de trabalhos (Foto: ICTIM/ Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


A Prefeitura de Maricá, por meio do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIM), criou espaços com acesso gratuito à internet e oferta de cursos de informática, que integram o Programa Espaço Nave – Ambiente Digital. Ao todo, serão cinco núcleos digitais, dos quais 3 já foram instalados, nos bairros do Flamengo, Inoã e Ponta Negra. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O objetivo do projeto é a democratização do acesso à internet, bem como ampliar as possibilidades de empregabilidade da população, incluindo os cidadãos de Maricá no cenário digital. Cada unidade tem duas salas, sendo uma com dez computadores e outra com recursos multimídia para oficinas iniciais de Word, Excel e Internet, com três aulas por dia, com duas horas de duração cada.

Os usuários podem utilizar os computadores por até duas horas para navegar na internet, fazer pesquisas e trabalhos escolares, impressão de documentos e outros serviços disponíveis, mediante agendamento. O acesso aos sites de jogos e de conteúdos impróprios é bloqueado.


LEIA TAMBÉM:

Sesc RJ na Estrada mostra a beleza de Valença, no sul do Rio

Águas do Rio começa ações para recuperar o Rio Carioca

Cury já vendeu 200 unidades do Pateo Nazareth


Em Maricá, Espaço Digital é destinado para trabalhos

O projeto é desenvolvido com investimento da Prefeitura de Maricá de R$ 2,2 milhões, para construção dos espaços e instalação dos equipamentos. O diretor-presidente do ICTIM, Celso Pansera, explica que a iniciativa não é uma lan house, onde o uso da internet é destinado muitas vezes ao entretenimento.

“É um local para fazer trabalhos de escola, imprimir currículo, acessar a internet, mas sem jogos. Inicialmente, são oferecidas oficinas básicas de informática, mas vamos incluir outras a partir das demandas dos usuários”, afirma.


/