Maricá investe em tecnologia de informação | Diário do Porto


Tecnologia

Maricá investe em tecnologia de informação

Acordo entre o ICTIM e o sindicato TI Rio, em Maricá, prevê ações conjuntas para o desenvolvimento de empresas de TI na cidade

19 de julho de 2022

Em Maricá, Celso Pansera, diretor do ICTIM, quer desenvolver um polo de informática para atrair novas empresas (foto: Prefeitura de Maricá/ Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


A Prefeitura de Maricá, por meio do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), assinou um termo de cooperação técnica com o Sindicato das Empresas de Informática do Estado do Rio de Janeiro (TI Rio) visando incentivar o setor de Tecnologia da Informação na cidade. O acordo trata da execução de ações conjuntas com foco no desenvolvimento e fomento voltado às empresas de TI da cidade.

O diretor-presidente do ICTIM, Celso Pansera, ressalta que o projeto quer atrair empresas para o município de Maricá. “Vamos desenvolver com o TI Rio projetos na área de tecnologia de informação. A ideia é atrair empresas para cá. Junto ao TI Rio, vamos ampliar esse processo de editais para criar um polo de informática com o apoio da relação que eles têm com as empresas, na lógica estratégica de uma política de TI para o Rio de Janeiro, no qual Maricá tenha relevância e esteja inserida”, diz.


LEIA TAMBÉM:

Fecomércio RJ: confiança dos empresários aumentou

Governo fracassa em novo leilão do edifício A Noite

Ceciliano quer maior competitividade para as montadoras do Rio


Maricá tem como foco atividades ligadas à tecnologia

No fim de 2020, foi elaborada a Estratégia Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (EMCTI). Nessa iniciativa, foram identificados vários projetos nas secretarias e autarquias que tinham potencial no ambiente de Inovação de Maricá. Nesse sentido, o TI Rio entra como um parceiro estratégico na identificação de oportunidades e desafios locais para a cidade, com o objetivo de atrair empresas para a região.

Para Benito Paret, presidente do TI Rio, a parceria com Maricá reforça o objetivo social que o sindicato tem no setor. “É importante essa aproximação com Maricá, um município que tem a tecnologia como foco em suas atividades e objetivos. Estar junto com a cidade desenvolvendo atividades faz parte do nosso objetivo social, enquanto sindicato representante do setor de TI. Esse convênio com a cidade abre um caminho de intercâmbio e aproxima as empresas que representamos da administração pública de Maricá, principalmente com o ICTIM, dirigido pelo ex-ministro Celso Pansera”, destaca.


/