Maricá inova com praça agroecológica | Diário do Porto


Sustentabilidade

Maricá inova com praça agroecológica

Sucesso entre os moradores de Maricá, a Praça Agroecológica leva um pouco da roça para a cidade. Prefeitura já estuda outros locais para expansão do projeto

13 de janeiro de 2021

Moradores de Maricá participam da primeira colheita da praça agroecológica (foto: Sheila Guimarães)

Compartilhe essa notícia:


O moradores de Maricá ganharam a Praça Agroecológica Emilton Santos, no bairro de Araçatiba, onde estão plantadas hortaliças, ervas, frutas até plantas medicinais.  O local, inaugurado em agosto do ano passado, faz muito sucesso na cidade e inspira a população sobre a viabilidade do plantio urbano, mesmo em pequenos espaços.

A praça de Maricá, que tem cerca de 2 mil metros quadrados e 36 canteiros, conta com um sistema de irrigação por gotejamento. No local, agrônomos e técnicos agrícolas dão instruções a quem quiser levar mudas para casa. Um dos destaques do canteiro é o espaço voltado para pessoas portadoras de deficiência.

Praça agroecológica
Projeto em Maricá levou o campo para a cidade (foto: Sheila Guimarães)

Maricá tem praça com hortaliças

A praça também tem academia ao ar livre para jovens e adultos e playground para as crianças.

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, é um dos idealizadores do projeto e chegou a fazer os primeiros esboços. “O sentido vai muito além do que os nossos olhos podem ver. Além do plantio e colheita das hortaliças, bem no coração da cidade, o projeto vem para valorizar nossa terra, integrar um pouco da nossa área rural com a cidade e ressignificar essa relação através dos nossos espaços públicos”, afirmou em sua página no Facebook.

Praça agroecológica
Espaço tem playgraund e academia ao ar livre (foto: divulgação)

O local já teve colheitas de alface, cebolinha, mostarda, tomate cereja e beterraba, distribuídos para a população local. Quem passa pela praça ganha mudas de hortaliças, além de informações sobre plantio, manutenção e colheita de alimentos.

“A ideia é ressignificar essa relação e as pessoas precisam dispor disso nos espaços públicos”, afirmou Fabiano, ao adiantar que outros espaços estão sendo pensados para outros locais da cidade.

Praça Agroecológica
Praça em Maricá tem 2 mil metros quadrados (Foto: divulgação)

LEIA TAMBÉM

Cabo Frio exigirá teste de Covid-19 para turistas

Maricá recebe Medalha Espírito Público

Inteligência Artificial é o novo petróleo do Rio


/