Maricá cria programa Mumbuca Transporte | Diário do Porto


Mobilidade

Maricá cria programa Mumbuca Transporte

Mumbuca Transporte garante à população da cidade a realização de viagens gratuitas nas vans municipais com os cartões do sistema RioCard

23 de novembro de 2021

Mumbuca Transporte garante viagens gratuitas no sistema de transporte público de Maricá (Vinícius Manhães/Prefeitura Maricá)

Compartilhe essa notícia:


A Prefeitura de Maricáiniciou o processo de implantação do Mumbuca Transporte, programa que irá garantir a toda população viagens gratuitas nas vans oficiais do município. O benefício será de 60 passagens mensais, concedidas por meio de cartões do sistema RioCard, divididos em duas categorias: social, voltado aos moradores da cidade em geral; e essencial, direcionado a estudantes da rede pública de ensino, idosos, pessoas com deficiência e doenças crônicas de natureza física ou mental que exijam tratamento continuado, cuja interrupção ponha em risco a vida do paciente.

Vale destacar que o Mumbuca Transporte será cumulativo para o grupo essencial, fazendo com que as pessoas que se encaixem nessa modalidade recebam até 120 créditos mensais no cartão. O programa tem o mesmo nome da moeda social criada pela gestão municipal que é utilizada no comércio da cidade.

RioCard será responsável pela implantação do Mumbuca Transporte

A RioCard será a responsável pela implementação do sistema de bilhetagem eletrônica e pelo repasse dos valores referentes aos passes a cada permissionário (pessoas que detém as licenças dos veículos), de forma individualizada. Dessa forma, a população é beneficiada e o sistema de vans municipais também, com aumento da procura pelo transporte e a injeção de recursos no sistema.

A empresa de meios de pagamento para o transporte público já adquiriu os validadores dos cartões, que serão instalados em 74 vans nas próximas semanas. O cronograma e documentos necessários para o cadastro serão disponibilizados em breve.

O processo de cadastramento será feito em dois pontos: Terminal Rodoviário do Centro e Terminal Rodoviário de Itaipuaçu, ambos em setores específicos para o Mumbuca Transporte. Além disso, um pré-cadastro com os atuais beneficiados pelo Cartão Mumbuca está previsto para as inscrições iniciais.


LEIA TAMBÉM:

Sebrae Rio realiza segunda edição do Open Gov Rio

MPs vão investigar crime ambiental no Santos Dumont

Ziraldo é tema de exposição no Museu Histórico Nacional