Diário do Porto

Maricá alfabetiza 1.067 pessoas com método cubano

homem adulto alfabetizado pela Prefeitura de Maricá

Maricá alfabetizou jovens, adultos e idosos com o projeto "Sim, Eu Posso!" (foto: Prefeitura de Maricá / Marcos Fabrício)

A Prefeitura de Maricá celebrou a formatura de 1.067 pessoas em seu projeto de alfabetização “Sim, Eu Posso!”, desenvolvido com metodologia de ensino criada por Cuba na década de 90. A formatura coletiva foi realizada em 30 de setembro, durante o encerramento da 8ª Festa Internacional Literária de Maricá (Flim).

O início do projeto de alfabetização aconteceu com a visita de 180 educadores da Prefeitura de Maricá a cada casa do município, fazendo as mesmas perguntas: “Você sabe ler ? Escrever? Tem vontade de aprender?”

A partir das respostas, os interessados foram incluídos no “Sim, Eu Posso!”, que é uma jornada de alfabetização para jovens a partir de 15 anos, adultos e idosos. O projeto faz parte do programa de políticas públicas da Prefeitura de Maricá, em parceria com o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), por meio da Secretaria de Economia Solidária e do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá.

Maricá quer zerar o analfabetismo

O objetivo é zerar o analfabetismo na cidade, para garantir o direito à educação e uma melhor qualidade de vida. O projeto foi realizado ao longo de sete meses, com 150 turmas nos quatro distritos de Maricá: Sede, Inoã, Ponta Negra e Itaipuaçu. As aulas aconteceram em escolas, igrejas, varandas, associações de moradores e bares.

O projeto começou em agosto de 2022 e passou por várias etapas, desde seleção dos educadores, busca ativa por pessoas em situação de analfabetismo, até a formação dos educadores no método, em janeiro. Ao todo, 180 educadores, 28 coordenadores de turma e oito coordenadores distritais atuaram em Maricá ao longo do projeto.

O método “Sim, Eu Posso!” foi desenvolvido pelo IPLAC (Instituto Pedagógico Latino-Americano e Caribenho) na década de 1990, em Cuba. A proposta é realizar o processo de alfabetização a partir das tradições culturais e do conhecimento construído pelos próprios alunos.


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