Música

Marcelo D2 e Afrojazz agitam a madrugada no CCBB

Festa Transpira abriu e fechou a noite, que trouxe ainda Hodari e DJ Negralha na véspera do feriado da padroeira do Brasil. Programação marca também o aniversário do CCBB

11 de outubro de 2018
O rapper Marcelo D2 é uma das atrações da programação (Foto: Divulgação)

Compartilhe essa notícia em sua rede social:
marcelo_d2_divulgacao
O cantor Marcelo D2 é uma das atrações da programação (Foto: Divulgação)

Uma madrugada inteira de muita música. É o que aconteceu nesta quinta-feira, dia 11 de outubro, na quinta edição do projeto “Madrugada no Centro”, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-RJ)O evento comemorou o aniversário de 29 anos do CCBB Rio, na área externa do edifício, na véspera do feriado de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

A noite foi aberta com a feminista e performática Festa Transpira, esquentando as turbinas, ao som de Freddie Mercury, Beyoncé, Madonna e outros clássicos conduzidos com uma pegada bem brasileira. Em seguida, o irreverente Marcelo D2 estourou as caixas com sua mistura inusitada de hip hop, samba e rock ‘n’ roll. 

Hodariestrela brasiliense e nascente do R&B nacional, trouxe para a pista o ‘Teu Popô’ e outras composições próprias. Depois, quem comandou a noite foi o Afrojazz em formação especial com DJ Negralha como convidado especial. A Festa Transpira retornou ao palco para fechar a noite às 4h da manhã.

Uma celebração do autêntico espírito carioca

O projeto ‘Madrugada no Centro’, que acontece desde 2014, com patrocínio do Banco do Brasil, ocupa a área externa do CCBB. Reforçando a tradição boêmia e musical do Centro do Riotraz uma programação multicultural temática, que procura mesclar shows, performances, dança e rodas de conversa

Diferentemente das edições anteriores, que tinham festas mensais, em 2018, o Madrugada no Centro aconteceráprincípio, somente em outubro. Mais que uma festa, o evento é uma celebração do autêntico espírito carioca. Irreverente, charmosa e democrática, a festa conecta estilosos jovens de todas as idades, da Zona Norte à Zona Sul. 

A noite marca o início das comemorações dos 29 anos do CCBB, que abre no dia 12 de outubro uma grande retrospectiva da obra do artista nova-iorquino de ascendência afro-caribenha Jean-Michel Basquiata maior da América Latina, com entrada gratuita para o público. 

Conheça as atrações da madrugada

festa transpira
Camilla Molica e Amanda Grimaldi, da Transpira, festa performática sobre feminismo (Foto: Divulgação)

Festa Transpira 

Eleita uma das cinco melhores festas do Rio de Janeiro pela coluna “Gente Boa” do Jornal ‘O Globo’, a Transpira é uma celebração feminista e performática. O evento é comandado pelas DJs-performers Amanda Grimaldi e Camilla Molica, sob muito glitter e led. Os figurinos são peça chave das performances e reverenciam mulheres donas de seus corpos e protagonistas de suas vidas. 

No caldeirão musical, misturam-se vários sabores, especialmente os brasileiros: Freddie Mercury é da swingueiraBeyoncé é funkeira e Madonna arrasta um pé como ninguém. A festa clitoriana, assim apelidada por elas, é uma ode à celebração pela liberdade. Um salve aos sons brazucas! A festa abre a programação da noite e retoma o palco até o encerramento, às 4h.

Marcelo D2 

Nascido e criado nos subúrbios cariocas, frequentador da Lapa, Marcelo D2 começou sua vida como porteiro e office boy, até quecom o amigo Skunk, criou uma das bandas de maior sucesso do Brasil, o Planet HempCommuito balanço e um discurso afiado marcado pela filosofia das ruas, pontuado por rock e skate, conquistou uma legião de fãs e discos de platina.

O carisma singular, a ginga e as rimas irreverentes fizeram de D2 uma das figuras mais polêmicas de sua geração. Ao som do beat e batucada, consolidou uma proeminente carreira solo. Em 2018comemorando seu décimo disco de estúdio e o lançamento de seu filme, “Amar é para os Fortes”, definido como uma “Obra-Transmídia“, D2 aporta no CCBB estourando as caixas com sua mistura singular de hip hop, samba e rock ‘n’ roll

Hodari 

A trajetória desse brasiliense de 27 anos na música começou, quando ele assistiu a uma banda na escola, no intervalo das aulas do ensino médio. Na época, Hodari andava com dois metaleiros virtuosos na guitarra e começou a ter aulas com a dupla. Enquanto se envolvia com a cena hardcore e emocore de Brasília, apaixonou-se pela tatuagem. 

Numa das sessões,um cliente de Hodari fez a ponte com o produtor Joseph Ferreira e nasceu “Teu Popô”, que ganhou também um Lyric-video em estética 8-bit. O alcance do hit que fez o nome de Hodari surgir em playlists Brasil afora – e que, hoje, conta com mais de um milhão de visualizações no YouTube e audições no Spotify

Hodari está construindo o repertório do seu primeiro álbum e iniciou uma turnê que já incluiu participações em eventos, como a abertura da exposição do Basquiat, no CCBB de Brasília. Acompanhado de um tecladista e baterista, o mix de gêneros, estilos e influências de Hodari vem à tona, numa experiência intimista e explosiva. Músicas autorais, talento, ousadia e performance carismática fazem de seu show uma festa onde refrãos ouvidos pela primeira vez são repetidos em coro pela plateia.

Afrojazz e DJ Negralha como convidado especial 

afrojazz
Afrojazz traz o DJ Negralha como convidado na noite especial do CCBB (Foto: Divulgação)

Criada em 2012 por Eduardo Santana, no Rio de Janeiro, a banda Afrojazz liderou o movimento no qual os jovens voltaram seus ouvidos a um estilo até então desconhecido por muitos. Hoje, com a carreira consolidada, grupo destaca-se com uma fusão de contemporâneo com clássico, grooveafrobeat, reggae e batuque. 

No repertório, muitas composições próprias vigorosas e originais. As versões também são azeitadas e entre os homenageados estão Miles Davis, João Bosco e Hermeto Pascoal. Dos bailes de periferia às noites de Paris, DJ Negralha completa o grupo em formação especial.

Finalizando turnês com O Rappa, dos DVDs Acústico Oficina Francisco Brennand e Marco Zero em Recife e preparando o lançamento de seu primeiro álbum solo, DJ Negralha segue a todo vapor entre beats e samples em grandes eventos do Brasil e do mundo.

*Atualizado em 12 de outubro, às 9h

Compartilhe essa notícia em sua rede social: