Um bom número de cariocas já aderiu aos cabelos descoloridos para o Carnaval. No clima de folia, o Museu de Arte do Rio (MAR) e o artista Maxwell Alexandre realizam nesta terça-feira 4 a intervenção “Descoloração Global Pré Carnaval”. A ação é parte da programação paralela da exposição “Pardo é Papel”, individual do jovem pintor carioca em cartaz no MAR até maio.
“Eu pinto o cabelo de louro desde 2013. Quando ainda era criança já queria descolorir, porque é uma cultura forte na favela, mas minha mãe nunca deixou, falava que era coisa de vagabundo. Isso mudou bastante quando celebridades do mundo todo adotaram esse estilo”, conta Maxwell.
LEIA TAMBÉM
Pier Mauá agita o Rio de Janeiro em fevereiro
Carnaval anima vendas do comércio do Rio de Janeiro
Espaço Cultural da Marinha mostra preciosidades históricas
Para a intervenção desta terça-feira, Maxwell convidou cabeleireiros da comunidade para descolorir gratuitamente os cabelos do público. Uma piscina de plástico de 3 mil litros também será montada nos pilotis do MAR para os visitantes que quiserem se refrescar. “Depois que eles assumiram essa estética, a moda rapidamente absorveu e virou prática comum nas favelas do Rio de Janeiro, principalmente antes de datas festivas, como o Carnaval e o Ano Novo”, explicou o artista.
Figuras de cabelos platinados são recorrentes nas pinturas do artista nascido e criado na Rocinha. Essa é a terceira vez que ele realiza a ” Descoloração Global”. A primeira foi em 2018, na frente da Galeria A Gentil Carioca. No fim de 2019, foi na Rocinha. Para ele, essa ação é também um comentário de liberdade, uma afirmação de rebeldia e empoderamento frente a qualquer estrutura discreta e indiscreta de aprisionamento do corpo negro.
Serviço
Descoloração Global pré-Carnaval
Data: 4 de fevereiro
Horário: de 12h às 16h
Entrada gratuita
Exposição Pardo é Papel: terça a domingo, das 10h às 17h. Até maio de 2020.
Todas as terças a entrada nas exposições do MAR é gratuita.