Diário do Porto

MAR promove atrações inclusivas, com entrada gratuita

MAR foto Aziz Filho

O MAR (Museu de Arte do Rio) vai realizar a abertura da exposição "Elisa Martins da Silveira" no dia 18 de outubro (Foto: Diário do Porto / Aziz Filho)

No dia 21 de setembro, o Museu de Arte do Rio (MAR) vai oferecer entrada gratuita para celebrar o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência. O evento faz parte da iniciativa MAR Aberto, oferecido pela Equinor, empresa patrocinadora master do museu.

Entre as atrações está o III Fórum de Acessibilidade e Inclusão MAR 2024. Na mesa de abertura, vai ser realizada uma conversa sobre a cultura DEF, que são os produtos culturais feitos por pessoas com deficiência e movimentos anticapacitistas na arte, cultura e mundo corporativo.

Será realizado também o lançamento do Mapeamento Acessa Mais no Rio de Janeiro. O projeto do Ministério da Cultura, em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), visa mapear no Brasil artistas com deficiência e profissionais que trabalham na área de acessibilidade cultural.

“Acreditamos que, por meio da educação, do esporte e da cultura, podemos contribuir para a criação de valor local sustentável e para o desenvolvimento de uma sociedade mais inclusiva e justa. Desde 2018, o MAR tem sido um parceiro estratégico nesse esforço, oferecendo uma oportunidade singular para que nossos valores se materializem”, disse Veronica Coelho, presidente da Equinor no Brasil.

Programação cultural no MAR Aberto

A coreógrafa Celly IDD vai administrar a “Oficina Funk e Passinho – para surdos e ouvintes” no período da tarde. Em seguida, o grupo Imperadores da Dança vai convidar o público para participar da Batalha de dança All Style, onde todos os estilos de danças urbanas serão contemplados.

“Garantir o acesso aos bens culturais demanda um esforço conjunto de diversos setores, além de investimentos e políticas voltadas para a democratização da cultura. A gratuidade oferecida pelo MAR Aberto reforça a missão do Museu de Arte do Rio de proporcionar conhecimento, cultura e arte a todos os públicos”, afirma Sandra Sérgio, diretora executiva do MAR.

 


LEIA TAMBÉM:

Recuperação do Galeão é posta em risco pela SAC

Macacu ganha trilha para portadores de deficiência visual

Crise do clima e combate à fome são debatidos no Museu do Amanhã

Sair da versão mobile